Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

6 e-books da editora ESMAM para baixar, ler e colecionar

Seleção inclui antologia de textos que homenageiam a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis

27/12/2021
Ascom TJMA

Quer conhecer um pouco mais sobre títulos e referências que integram o catálogo de obras das Edições ESMAM?  Organize-se, inicie estas leituras imperdíveis para profissionais do direito e áreas afins. São e-books gratuitos para baixar e adicionar à sua biblioteca particular. 

# I Concurso Literário Maria Firmina dos Reis - Antologia de textos premiados: poemas, contos e crônicas

O Concurso Literário, idealizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMULHER-TJMA) homenageia a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, que, além de primeira romancista negra do Brasil, foi também professora, musicista e a criadora da primeira escola mista do Brasil. Os textos selecionados dos 18 finalistas foram publicados pela ESMAM, em parceria com a Academia Maranhense de Letras (AML), disponibilizado em diversos meios digitais, com vistas a alcançar o maior número de pessoas possível e, assim, divulgar a temática do certame.

BAIXAR O LIVRO

#Direitos Humanos e Fraternidade - Estudos em homenagem ao ministro Reynaldo Soares da Fonseca

Recém-lançada pela ESMAM e EDUFMA, a obra coletiva, organizada pelo desembargador Froz Sobrinho (TJMA), é composta de dois volumes, com 66 artigos de 97 autores, que analisam, cientificamente, a temática dos Direitos Humanos e da Fraternidade.

BAIXAR O LIVRO

#Violência de Gênero: contextos e reflexões

São 11 artigos de 19 pesquisadores, com abordagens que envolvem a família, o Estado e toda a sociedade. Organizada pelo desembargador Cleones Carvalho Cunha, presidente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEMMULHER-TJMA), a obra evidencia a abrangência das terminologias das violências de gênero, doméstica e familiar e suas conexões com as relações de poder, saúde e segurança pública e violação de direitos humanos.

BAIXAR O LIVRO

#Comunicação&Justiça: dilemas da cidadania na sociedade contemporânea

Nessa obra, o jornalista maranhense Antonio Carlos de Oliveira reúne artigos produzidos a partir de pesquisas e investigações jornalísticas exaustivas sobre a trajetória da democracia brasileira no cenário político nacional, analisando temas como cidadania, legislação e aplicação do Direito.

BAIXAR O LIVRO

#Estudos jurídicos: temas, julgados e discussões

A publicação de caráter interdisciplinar destaca o pensamento jurídico de integrantes do Sistema de Justiça sobre variados temas de interesse público, municiando a comunidade forense, sobretudo a local, com ferramentas adicionais para a construção de uma consciência crítica e para o exercício mais apurado das diversas atividades profissionais ligadas ao Direito.

BAIXAR O LIVRO

#Violência de gênero contra a mulher: estudos, contextos e reflexões

Esse conjunto de textos é uma referência histórica útil para a comunidade jurídica e para aqueles que desejam compreender a violência de gênero – uma das temáticas mais debatidas da atualidade. Contribui para mudança de paradigmas e incentiva o enfrentamento e a não  aceitação das desigualdades de gênero.  

BAIXAR O LIVRO

EDIÇÕES ESMAM

O selo editorial Edições ESMAM foi criado em 2007 com o objetivo de fomentar, contribuir e divulgar a produção intelectual de servidores, magistrados e demais estudiosos do Direito e de áreas afins. O catálogo da editora possui mais de 15 obras, que versam sobre assuntos de grande relevância no cenário jurídico estadual e nacional.

A Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo atua no planejamento e organização das publicações periódicas, livros aprovados pelo corpo diretivo e pelas comissões específicas dos processos editoriais.

Para ver todos os e-books das Edições ESMAM, clique AQUI

Boa leitura!

 

(esmam@tjma.jus.br)

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS