Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Treinamento do PJe Mídias reúne mais de 300 servidores do TJMA

O PJe Mídias permite o armazenamento de documentos digitais de processos judiciais em tramitação nos tribunais brasileiros

02/12/2021
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), com o apoio da Diretoria de Informática e Automação e Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), concluiu, nesta terça-feira (30), a capacitação de 312 servidores e servidoras para implantação do PJe Mídias - solução do Conselho Nacional de Justiça que permite maior facilidade na veiculação de arquivos de áudio e vídeo no sistema de processo judicial eletrônico. O treinamento teve duração de 8 horas-aula (teoria e prática).

Os profissionais foram divididos em duas turmas, com aulas pela manhã  e à tarde, na qual tiveram acesso aos princípios básicos do sistema PJe Mídias, softwares requeridos para utilização, detalhamento aprofundado do funcionamento do sistema, demonstração prática do sincronismo de mídias, uso do link em processo eletrônico e prática no sistema de homologação. 

A Diretoria de Informática informa está instalando as atualziações do sistema nas unidades judiciais, nas quais os servidores já foram treinados, com o apoio do Núcleo de Help Desk, nos computadores das salas de audiência. A sincronização dos arquivos vai ser realizada a partir deste equipamento, conforme foi detalhado ao longo do curso.

São tutores na capacitação para uso do PJe Mídias, Uilson Pereira -  técnico judiciário do TJMA, graduado em Tecnologia da Informação (UNICEUMA), com especialização em Gestão Pública e qualificação  para realizar treinamentos nos sistemas judiciais: PJE, Themis PG e Convictus - e Thiago Henrique Bezerra - graduado em Sistema de Informação (Uniceuma), com especialização em Gestão de Ti (UNISUL – SC), servidor do TJMA, com experiência em PJe.

O QUE É PJe MÍDIAS

Lançado pelo CNJ em maio de 2020, o PJe Mídias é uma ferramenta digital que faz parte do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e permite o armazenamento de documentos digitais de processos judiciais em tramitação nos Tribunais brasileiros. A utilização do portal PJe Mídias permitirá o uso de arquivos de áudio e vídeo, em formatos e tamanhos superiores aos especificados pelos sistemas judiciais já utilizados no TJMA, com ganho de eficácia na prestação jurisdicional.

AUDIÊNCIA DIGITAL 

Enquanto o PJe Mídias reúne as mídias das audiências de um processo, com foco na interação com o público externo, especialmente operadores de Direito, o sistema Audiência Digital realiza a criação de mídias digitais das audiências de um processo. Ou seja, faz a gravação de audiências e a sincronização destas no portal PJe Mídias.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS