Livro "Pensando como um negro" é destaque na série Nossa Estante
DICA DE LEITURA
O Livro Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica (Editora Contracorrente), do jurista Adilson José Moreira, é destaque na série Nossa Estante, da Biblioteca da Escola Superior da Magistratura do Maranhão - Des. Madalena Serejo. Finalista no Prémio Jabuti, em 2020, na categoria Ciências Sociais, a obra reforça a importância da reflexão e debate sobre o racismo estrutural e a construção de ações afirmativas de combate às desigualdades sofridas pela população negra em razão do sistema que submeteu homens e mulheres à escravização por mais de três séculos no Brasil.
O livro, disponível para empréstimo, contempla ainda temática de estudo apontada na Resolução nº 423, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 5 de outubro de 2021: que dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional.
SOBRE O AUTOR
Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Adilson José Moreira, é doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013), doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG com estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2007), Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2005), Mestre em Direito Constitucional pela UFMG (2001) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1999). É autor de diversos livros já clássicos sobre teoria crítica racional e direito da antidiscriminação, em especial, os mais recentes "Racismo Recreativo" (2019) e "Pensando como um Negro: ensaio de hermenêutica jurídica" (2019). Desenvolveu pesquisas sobre direitos fundamentais, sociologia do direito e direitos de minorias desde a graduação. É autor de projetos que integram Direito Constitucional, Direito Constitucional Comparado, Teorias de Discriminação, Sociologia do Direito, História do Direito, Direito de Família e Direito de Minorias. É professor de Direito Constitucional, Processo Constitucional, Teoria da Constituição, Teoria do Estado, Direitos Humanos, Metodologia Científica e Psicologia Jurídica.
BIBLIOTECA DES. MADALENA SEREJO
O serviço de consulta e empréstimo na Biblioteca da ESMAM funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, obedecendo as recomendações higiênico-sanitárias dos órgãos competentes e instituições internacionais e nacionais da área da informação.
A equipe da Biblioteca atende solicitações de pesquisa e esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail: bibliotecaesmam@tjma.jus.br.
esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma
(98) 3235 3231
GALERIA DE FOTOS
Escola da Magistratura
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
10/08/2022
Seminário debaterá sobre Racismo e Sistema de Justiça -
09/08/2022
ESMAM realiza curso de Direito da Antidiscriminação -
10/08/2022
Resultado da seleção para os cursos de formação de mediadores e conciliadores -
10/08/2022
Formação de formadores da ESMAM inicia-se dia 12 de agosto
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
11/05/2022
8 e-books da editora ESMAM para baixar, ler e colecionar -
04/05/2022
Biblioteca da ESMAM recebe doação de obra editada por profissionais do TJMA -
14/03/2022
Comemoração do bicentenário de Maria Firmina dos Reis inicia com espetáculo -
14/03/2022
Comemoração do bicentenário de Maria Firmina dos Reis inicia com espetáculo