Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Livro "Pensando como um negro" é destaque na série Nossa Estante

DICA DE LEITURA

01/12/2021
Ascom ESMAM

O Livro Pensando como um negro: ensaio de hermenêutica jurídica (Editora Contracorrente), do jurista Adilson José Moreira, é destaque na série Nossa Estante, da Biblioteca da Escola Superior da Magistratura do Maranhão - Des. Madalena Serejo. Finalista no Prémio Jabuti, em 2020, na categoria Ciências Sociais, a obra reforça a importância da reflexão e debate sobre o racismo estrutural e a construção de ações afirmativas de combate às desigualdades sofridas pela população negra em razão do sistema que submeteu homens e mulheres à escravização por mais de três séculos no Brasil. 

O livro, disponível para empréstimo, contempla ainda temática de estudo apontada na Resolução nº 423, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de 5 de outubro de 2021: que dispõe sobre os concursos públicos para ingresso na carreira da magistratura em todos os ramos do Poder Judiciário nacional.

livro pensando como um negro - nossa estante

 

SOBRE O AUTOR

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Adilson José Moreira, é doutor em Direito Constitucional Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2013), doutor em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito da UFMG com estágio doutoral sanduíche na Faculdade de Direito da Universidade de Yale (2007), Master of Laws pela Faculdade de Direito da Universidade de Harvard (2005), Mestre em Direito Constitucional pela UFMG (2001) e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG (1999). É autor de diversos livros já clássicos sobre teoria crítica racional e direito da antidiscriminação, em especial, os mais recentes "Racismo Recreativo" (2019) e "Pensando como um Negro: ensaio de hermenêutica jurídica" (2019). Desenvolveu pesquisas sobre direitos fundamentais, sociologia do direito e direitos de minorias desde a graduação. É autor de projetos que integram Direito Constitucional, Direito Constitucional Comparado, Teorias de Discriminação, Sociologia do Direito, História do Direito, Direito de Família e Direito de Minorias. É professor de Direito Constitucional, Processo Constitucional, Teoria da Constituição, Teoria do Estado, Direitos Humanos, Metodologia Científica e Psicologia Jurídica.

BIBLIOTECA DES. MADALENA SEREJO

O serviço de consulta e empréstimo na Biblioteca da ESMAM funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 15h, obedecendo as recomendações higiênico-sanitárias dos órgãos competentes e instituições internacionais e nacionais da área da informação.

A equipe da Biblioteca atende solicitações de pesquisa e esclarecimentos de dúvidas pelo e-mail: bibliotecaesmam@tjma.jus.br.

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS