Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Desembargador Josemar Lopes é o novo vice-diretor da ESMAM

25/11/2021
Ascom TJMA

O desembargador Josemar Lopes Santos é o novo vice-diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). A indicação do magistrado para o cargo foi aprovada por unanimidade, em sessão plenária administrativa extraordinária do Tribunal de Justiça do Maranhão, realizada nesta quarta-feira (24). O relator da indicação foi o diretor da escola judicial, desembargador José Jorge Figueiredo.

O novo vice-diretor substitui o desembargador João Santana, que foi homenageado em sua despedida da ESMAM, no dia 25 de outubro, e, posteriormente, na última sessão plenária da qual participou como membro do TJMA, em 27 de outubro. João Santana aposentou-se no dia 28 de outubro.

CURRÍCULO

Josemar Lopes Santos é pós-graduado em Direito Civil e pós-graduando em Direito Constitucional, atualmente é presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Foi promotor de Justiça (1980 - 1981), presdiente da Ingressou na Magistratura do Estado do Maranhão em 17 de dezembro de 1981, atuando na Comarca da Barra do Corda. Em seguida, foi promovido para a Comarca de Cururupu. Também atuou na 1ª Vara da Comarca de Pinheiro. Em 1994, foi promovido por merecimento para o cargo de juiz auxiliar da capital. Atuou na 2ª Vara do Tribunal do Júri e na 1ª Vara Cível. Foi juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça por duas vezes e juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Professor licenciado de Direito Civil – Direito das Obrigações do Centro de Ensino Superior Santa Terezinha (Cest), foi membro da Executiva da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA), no cargo como tesoureiro.

É Membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas; Academia Barracordense de Letras; e da Academia Anajatubense de Letras. Ao longo da carreira na Magistratura, recebei várias homenagens, sendo condecorado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão com a Medalha de Honra ao Mérito "Desembargador Bento Moreira Lima", por 10 e 20 anos de bons serviços prestados à Magistratura maranhense. 

Representou oficialmente a Faculdade de Direito de São Luís no II Seminário de Direito Usual, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Ceará, participou de vários congressos e seminários no Brasil, representando a Faculdade de Direito de São Luís. Participou também de várias jornadas jurídicas em Salvador (Bahia); Gramado (Rio Grande do Sul); Fortaleza (Ceará); e Foz de Iguaçu (Paraná). Como Juiz Corregedor participou de vários Encontros de Corregedores Gerais de Justiça) em vários Estados brasileiros, incluindo Belo Horizonte (Minas Gerais); Curitiba (Paraná); e São Paulo (SP).

Foi conferencista na I Jornada Jurídica Maranhense discorrendo sobre o tema “União Estável e Concubinato" (1986). Foi também professor de Direito Usual (Escola Técnica de Imperatriz-MA); de Direito Civil – Direito das Coisas (CEUMA); e de Direito Civil II, no Curso de Preparação à Magistratura (ESMAM).

 

Agência TJMA de Notícias
asscom@tjma.jus.br
(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS