1ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência será aberta nesta segunda, 22

Programação inicia com I Seminário Estadual sobre Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, às 18h
22/11/2021
Ascom ESMAM

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), por meio da Comissão e Núcleo Permanentes de Acessibilidade e Inclusão de Pessoa com Deficiência, abre, nesta segunda-feira (22), às 18 horas, por videoconferência, a I Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. A programação variada prossegue até 26 de novembro, com seminário temático, mostra cultural, campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene, e reuniões com entidades representativas e servidores(as) do Judiciário portadores de deficiência.

Nesta segunda-feira, a programação inicia com I Seminário Estadual sobre Direitos Humanos da Pessoa com Deficiência, que será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, pelo canal do YouTube EAD ESMAM. O público poderá se inscrever durante o evento, no dia 22, a partir das 18h, no chat da plataforma do YouTube, por meio de formulário eletrônico, disponível aos interessados também para registro de suas frequências.

Podem participar do webinário magistrados(as), servidores(as) do Judiciário, Executivo e Legislativo, além de profissionais das demais carreiras jurídicas, professores, acadêmicos, líderes de entidades representativas das pessoas com deficiência, instituições públicas e privadas, jurisdicionados e interessados no tema.

 

PARA ASSSITIR À TRANSMISSÃO AO VIVO CLIQUE AQUI - A PARTIR DAS 18 HORAS

 

O desembargador Josemar Lopes, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência do TJMA, destaca que a iniciativa tem como objetivo assegurar o respeito aos direitos fundamentais das pessoas com deficiência, visando a cultura institucional inclusiva, acessível, com a garantia de acesso à justiça de forma plena e contra qualquer tipo de barreira atitudinal, preconceito, violência, segregação ou capacitismo.

“Será um espaço para promoção do debate jurídico, técnico, social e científico sobre a promoção de direitos humanos e da política institucional do TJMA de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência, a partir das contribuições do sistema de justiça e da sociedade civil organizada”, acrescenta.

 

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO 

 

Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência - CARD SITE

 

EXPOSIÇÃO CULTURAL 

Também integra a semana, exposição cultural com obras produzidas por magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradores e colaboradoras com deficiência do Poder Judiciário do Maranhão.  A Galeria de Artes ficará aberta no Fórum Desembargador Sarney Costa, de 22 a 26 de novembro de 2021, das 8h às 18h.

O projeto visa a conscientização pública sobre a capacidade, méritos e habilidades das pessoas com deficiência, especialmente a sua função social, contribuição institucional e ao mercado laboral; o respeito aos direitos fundamentais e normas de direitos humanos às pessoas com deficiência, meios e instrumentos de acesso acessível à justiça, contribuindo para erradicação de preceitos e práticas segregacionistas e discriminatórias.

Mais informações, pelo telefone: (98) 98411 3882 ou e-mail: acessibilidade@tjma.jus.br

ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS E ITENS DE HIGIENE

Durante a programação será lançada campanha solidária para arrecadação de cestas básicas e materiais de higiene, que serão doados a mulheres com deficiência e em situação de vulnerabilidade social que integram o Centro Dialético dos Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE) e o Coletivo de Mulheres com Deficiência.

Os itens podem ser entregues, de 22 de novembro a 10 de dezembro, em pontos de coleta instalados no prédio sede do TJMA, Corregedoria Geral de Justiça (Centro), Fórum de São Luís (Avenida Carlos Cunha) e Escola da Magistratura (ESMAM – Calhau).

CAMPANHA DE DOAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

REUNIÕES COM ASSOCIAÇÕES E PROFISSIONAIS DO TJMA

Nos dias 24 e 25 de novembro, serão realizadas reuniões por videoconferência com a participação de magistrados (as) e servidores(as) com deficiência que atuam no TJMA, além de membros de entidades representativas e associações em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Comissão e Núcleo Permanentes de Acessibilidade e Inclusão de Pessoa com Deficiência do Judiciário.

Agência TJMA de Notícias

asscom@tjma.jus.br

(98)3198-4370

GALERIA DE FOTOS