Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Nova turma do Programa de Mindfulness na ESMAM

Com sessões ao vivo, curso orienta sobre o gerenciamento das emoções por meio de técnicas medidativas e de autoconhecimento

12/04/2021
Ascom ESMAM

Em tempos de pandemia e isolamento social, é importante conhecer mais sobre como gerenciar as próprias emoções e até melhorar a convivência social. Com esse objetivo, a Escola Superior da Magistratura.do Maranhão (ESMAM) abre mais uma turma do Programa de Mindfulness (inclui sessões ao vivo). As inscrições para magistrados e servidores do Poder Judiciário estão abertas até até 16 de abril, no Sistema Acadêmico Tutor, com direito a certificação. 

Com 16 horas de duração, a programação será transmitida no período de 26 de abril a 14 de junho, sempre às segundas-feiras, das 16h às 18h. com aulas ao vivo no ambiente virtual EAD-ESMAM em sincronia com outras plataformas digitais. 

Serão trabalhados ferramentas e recursos que capacitam os participantes a gerenciarem as próprias emoções e as daqueles com quem convivem, tirando o melhor resultado possível das relações existentes, tanto no contexto de trabalho quanto no contexto familiar. O objetivo é usar técnicas meditativas e de autoconhecimento, até formas adequadas para lidar com os pensamentos, desenvolver hábitos mentais saudáveis, compreender situações cotidianas (sofrimento, dor, aceitação, apego, aversão, empatia, compaixão e autocompaixão), controle e manejo da ansiedade e estresse.

VEJA OS PRINCIPAIS TEMAS DO PROGRAMA

  1. Aprendizado de técnicas formais e informais de mindfulness;
  2. O piloto automático e a reatividade inconsciente do dia-a-dia;
  3. Reconhecimento dos sistemas neurobiológicos e suas ativações inconscientes;
  4. Inibição motora;
  5. Intenção, atenção e atitude;
  6. O reconhecimento dos pensamentos;
  7. A percepção da resistência;
  8. O reconhecimento do sofrimento acumulado;
  9. Técnicas de autoacolhimento;
  10. O processo de neuroplasticidade;
  11. A percepção das estratégias de enfrentamento dos desafios da vida;
  12. Aceitação;
  13. O conceito de empatia aplicado à vida real;
  14. O conceito de compaixão nas atividades da vida;
  15. O efeito neuroquímico do agradecimento e de uma vida consciente.

O TUTOR

Victor Hugo Loureiro Tapias Gomes é graduado em Direito e mestrando em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), empresário experiente em práticas colaborativas, instrutor de Mindfulness pelo Centro Mente Aberta – UNIFESP, instrutor de Autocompaixão pelo protocolo Mindful Self Compassion, criado por Kristin Neff (Universidade do Texas) e Christopher Germer (Universidade de Harvard).

 

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS