Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Evento destacará trajetória de Maria Firmina, primeira romancista negra do Brasil

Programação alusiva ao Dia da Mulher Maranhense é promovida pelo Comitê de Diversidade do TJMA e ESMAM

04/03/2021
Ascom ESMAM

A vida e obra de Maria Firmina dos Reis – escritora maranhense e primeira romancista negra do Brasil - serão tema da série de lives Mulheres que Constroem História. O evento integra a programação alusiva ao Dia da Mulher Maranhense, promovida pelo Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão e Escola Superior da Magistratura (ESMAM).  A transmissão ao vivo será feita, dia 11 de março, às 19h30, pelo Instagram @esmam_tjma.

Participa como palestrante, a advogada, historiadora e pesquisadora Maria Firmina Costa dos Reis, descendente da romancista. A mediação será feita pela juíza do TJMA, Marcela Santana Lobo.

Maria Firmina dos Reis é autora da obra “Úrsula” (1859), primeiro romance publicado por uma mulher negra em toda a América Latina e primeiro romance abolicionista de autoria feminina da língua portuguesa. Também é autora de “Gupeva” (1861) e "A escrava" (1887), entre outras obras.

O Dia da Mulher Maranhense (11 de março) foi instituído pela Lei 10.763/2017, em alusão à data em que nasceu a escritora Maria Firmina, em 1822. A escritora, que completaria 199 anos em 2021, tendo deixado vasto legado cultural como professora, musicista e criadora da primeira escola mista do Brasil.

O Comitê de Diversidade é coordenado pelo juiz Marco Adriano Fonseca. Criado pela Resolução GP 47/2020, o órgão auxiliar permanente da estrutura do Tribunal de Justiça tem o objetivo de assegurar o respeito aos direitos fundamentais dos diversos grupos da sociedade, garantindo-lhes o acesso à justiça contra qualquer tipo de preconceito e violência, bem como promover a conscientização para a necessidade de respeito à diversidade, visando à erradicação de preconceitos e práticas discriminatórias,

SERVIÇO

Live: Mulheres que Constroem História: Trajetória de Maria Firmina dos Reis

Palestrante:  Advogada, historiadora e pesquisadora, Maria Firmina Costa dos Reis, descendente da romancista maranhense Maria Firmina dos Reis.

Data: 11 de março de 20221 – Dia da Mulher Maranhense

Horário: 19h30

Aberto à participiação pelo Instagram @esmam_tjma (siga e participe).

 

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS