Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Revista científica da ESMAM será lançada quarta-feira (17)

15/02/2021
Ascom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) lança, nesta quarta-feira (17), durante sessão plenária administrativa do Tribunal de Justiça, a primeira edição da Revista Interdisciplinar Sistemas de Justiça e Sociedade. A atual edição do periódico científico está disponível na versão digital com o dossiê temático “Violência de gênero: estudos sobre a realidade brasileira e implicações do sistema de justiça”,  organizado pelas juízas Marcela Lobo e Sônia Amaral, do TJMA.
O acesso online é gratuito, pelo endereço https://justicaesociedade.tjma.jus.br.

Participam dessa edição, profissionais das diversas áreas, docentes e pesquisadores (as), com oito produções técnicas e/ou científicas, abordando questões sobre homotransfobia, maternidade e infância no cárcere, patriarcado e divisão sexual do trabalho, pink taxes ou preços sexistas, prisão domiciliar e o exercício da maternidade, reeducação e reabilitação dos homens autores de violência doméstica, dentre outros relacionados ao tema proposto.

PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

Esse periódico científico está vinculado aos cursos stricto sensu que estão se iniciando no âmbito da Escola da Magistratura do TJMA, observando, também, requisitos de normalização e qualificação de autores e autoras para participação nos ciclos avaliativos realizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para obtenção de estrato indicativo Qualis, no futuro.

O desembargador Froz Sobrinho, diretor da ESMAM, ressalta que a revista integra as ações do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa da escola judicial e tem como objetivo a difusão de estudos sobre sistemas de justiça e sociedade. 

“É o primeiro periódico científico de abrangência interdisciplinar da ESMAM, cujos artigos são avaliados às cegas, por pares, para seleção dos trabalhos inscritos”, esclarece o editor de seção, analista judiciário bibliotecário, Carlos Magno Belo Pereira.

Para o juiz Douglas de Melo Martins, editor gerente da publicação, o dossiê é um primeiro passo sintonizado com a ideia de pluralidade de saberes. “Pretendemos dar continuidade a essa iniciativa, abordando questões igualmente essenciais e criando condições para que autores e autoras, tanto do Judiciário do nosso estado, quanto das diversas instituições e territórios com os quais dialogamos (até mesmo, para além do Brasil), possam submeter seus artigos científicos e disponibilizá-los à comunidade”, planeja.

ACESSE A REVISTA  INTERDISCIPLINAR SISTEMAS DE JUSTIÇA E SOCIEDADE

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

(98) 3235 3231

GALERIA DE FOTOS