Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Servidores do TJMA participam de oficinas de Inteligência Emocional

A ação integra um amplo programa desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos para promover saúde mental e emocional no ambiente de trabalho

22/10/2020
Irma Helenn Cabral

Servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) estão participando de oficinas de Inteligência Emocional e sua aplicação no ambiente de trabalho. As duas primeiras turmas iniciaram o treinamento nesta quinta-feira (22), com atividades presenciais e conteúdos on-line, ministrados pela plataforma de Educação a Distância da Escola Superior da Magistratura (EAD-ESMAM).

Na abertura do treinamento, no auditório da Associação dos Magistrados, o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, destacou benefícios do desenvolvimento de habilidades de inteligência emocional e sua relação com a saúde mental e emocional, muitos evidenciados na prática laboral ou na vida pessoal.

A ação integra um amplo programa desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos, em parceria com a ESMAM, para promover a saúde mental e emocional no ambiente de trabalho, principalmente diante do cenário de pandemia que afeta a todos.

As oficinas com duração de 16 horas, são dirigidas pela professora e mestre em Administração, Andréa Cristina Deis Rodrigues, Coaching, especialista na aplicabilidade da Programação Neurolinguística.

Os servidores terão acesso a técnicas de gestão das emoções e conteúdos que destacam habilidades de adaptação em momentos de crise, autoconhecimento e autogestão, empatia, gerenciamento de relacionamentos, enfrentamento das incertezas e controle do medo.

OUTRAS AÇÕES

O programa integrado para promoção da saúde mental e emocional no trabalho realizado pelo TJMA é desenvolvido em vária frentes. Inúmeras ações são desenvolvidas no âmbito interno, com acompanhamento de profissionais da Assessoria de Comunicação do TJMA, Diretoria de Recursos Humanos, Divisão Médica e Psicossocial e ESMAM.

As iniciativas compreendem desde o teleatendimento de servidores por médicos, assistentes sociais e psicólogos; produção de vídeos, manuais e campanhas de cunho informativo e de orientação psicológica; além de cursos e oficinas online organizadas pela Escola da Magistratura, ressaltando a importância da boa gestão das emoções como fator determinante do autoequilíbrio e da produtividade.

De abril a outubro, magistrados e servidores participaram dos cursos a distância: Gestão de Conflitos nas Organizações e Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho, Gestão de Gente, Hospitalidade no Judiciário, Noções Básicas Círculos de Paz, Programas de Mindfulness e Inteligência Emocional.

GALERIA DE FOTOS