Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Juízes e servidores do TJMA participam de curso sobre proteção e privacidade

15/10/2020
Irma Helenn Cabral

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participam, nesta quinta e sexta-feira (15 e 16) do curso de extensão em Proteção e Privacidade Online, ofertado pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), em parceria com a Diretoria de Segurança Institucional, na modalidade presencial.

Na abertura da capacitação, o presidente da Comissão Permanente de Segurança Institucional do Judiciário, desembargador Raimundo José Barros de Sousa, ressaltou a importância de se estruturar as instituições para garantir a segurança no uso de recursos tecnológicos, proteger contas e prevenir-se contra eventuais riscos de vazamento de conteúdo. 

O diretor de Segurança Institucional do Tribunal, tenente-coronel Alexandre Magno Nunes, acompanha as atividades do curso, com  duração de oito horas-aula.

ELEIÇÕES 2020

 

O desembargador Froz Sobrinho, diretor da ESMAM, citou situações de vulnerabilidade na proteção de dados e de privacidade que possam envolver o período eleitoral, diante do uso indiscriminado das redes sociais e aplicativos de mensagens.

O conteúdo do curso trata ainda sobre problemas relacionados à clonagem de aplicativos, SIMCARD virtualizado, criação e disseminação de perfis e notícias falsos (fakes) em redes sociais e serviços de mensagem, dicas gerais de proteção: senhas, rede, dispositivos informáticos, navegadores, e-mails e mídias sociais.

No total, 40 inscritos participam do treinamento, que acontece no auditório da Associação dos Magistrados (AMMA), das 9h às 12h e das 14h às 18h, observando-se todas as medidas sanitárias de prevenção aos riscos de contaminação.

A formação é ministrada pelo professor Alesandro Gonçalves Barreto, diretor da Unidade do Subsistema de Inteligência da SSP-PI, servidor mobilizado da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

 

esmam@tjma.jus.br

Facebook - @esmam.tjma

Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS