Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Mário Cortella abre curso ao vivo sobre Vida com Propósito

Webinário acontece de 8 a 11 de setembro, como parte da programação do Setembro Amarelo. Certificação pela ESMAM.

02/09/2020
Irma Helenn

Com a palestra Saúde Emocional no Trabalho – um debate acerca do trabalho com propósito, o professor e escritor Mário Sérgio Cortella abre, na próxima terça-feira (8), às 19 horas, o curso online que será promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), no Instagram @esmam_tjma, como parte da campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio e à automutilação. Participa como mediador o desembargador Lourival Serejo, presidente do TJMA. As aulas ao vivo prosseguem até 11 de setembro.

Para solicitar certificado, é necessário acompanhar todo o evento e, ao final, se cadastrar por meio de formulário eletrônico disponível AQUI, anexando texto com breve Registro Reflexivo sobre os temas abordados. A avaliação deve ser enviada, até 15 de setembro, para emissão automática da certificação.

OS PALESTRANTES

No dia 9 de setembro (quarta-feira), a psicóloga e psico-pedagoga Claudia de Castro Silva (SAEE/SEMED) é a convidada da segunda live, com o tema O Novo Normal: o que esperar enquanto se espera? A mediação será feita pela promotora Cristiane Lago (MPMA, CAOP-DH).

Na quinta-feira (10), Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, o psicólogo Ruy Cruz ministrará a palestra Valorizando a Vida face ao "novo normal", sob a mediação do psicólogo Paulo Guilherme Siqueira (TJMA).

Encerrará a série de palestras, dia 11 de setembro, a professora Lissandra Fraga (Mestre em Educação – SEMED), que discutirá a valorização do lugar do educador, com base em vivências. Participa da live como mediador, o psicólogo Ruy Cruz.

CURSO ABERTO E GRATUITO

O evento é aberto aos servidores e magistrados da justiça estadual, além de educadores das redes pública e privada (municipal, estadual e federal), profissionais que atuam em áreas de atenção integral à infância e juventude, pais, mães e cuidadores de crianças, jovens e adolescentes, e demais interessados no tema.

O webinário é uma iniciativa do Ministério Público Estadual, através da Rede do Bem, Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos (CAOP/DH) e Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Participam como parceiros a ESMAM, SEMED, CVV, SEDUC e SES, além doa Instituto Ruy Palhano, Clínica Estância Bela Vista, SESC e Hospital São Domingos.

De acordo com a promotora de justiça Cristiane Lago, coordenadora do CAOP/DH, o objetivo é promover um espaço qualificado para discussão sobre educação e saúde emocional e mental do educador. “A abordagem enfatizará a nova normalidade proveniente do contexto da pandemia da covid-19, além de temáticas sobre valorização da vida, que auxiliem os profissionais da educação no manejo e enfrentamento de questões relacionadas a automutilação e ao suicídio na comunidade escolar”, explica.

O desembargador Froz Sobrinho, diretor da ESMAM, ressalta a importância da iniciativa e diz que a escola judicial está atenta aos desafios sociais e suas repercussões no âmbito do Judiciário. “Submetidos a uma rotina muitas vezes exaustiva, os educadores lidam não somente com as questões de ensino e aprendizagem. Os desafios educacionais passam pela manutenção da saúde mental tanto de professores como de alunos. É preciso estar preparado”, analisa.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA E OS PALESTRANTES

 

 

 

esmam@tjma.jus.br
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

GALERIA DE FOTOS