Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Magistrados e servidores prestigiam lançamento do ‘Happy Hour Cultural’ da ESMAM

23/02/2016

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) lançou na última sexta-feira (19), o projeto institucional ‘Happy Hour Cultural’, cuja primeira edição aconteceu com o lançamento do livro “Alienação familiar induzida: aprofundando o estudo da alienação parental”, de autoria da assessora jurídica, Bruna Barbieri Waquim. O evento foi prestigiado por familiares da escritora, amigos, servidores e magistrados.

Com a iniciativa, a ESMAM pretende proporcionar um espaço de divulgação de talentos de servidores e juízes, por meio de lançamentos de obras, apresentações de espetáculos teatrais e musicais, exposições de fotografias e quadros, além de outras atividades.

“Queremos fomentar a arte e a cultura no Poder Judiciário, e a participação de todos durante as edições do nosso projeto. A atividade integra o calendário de ações previstas para homenagear o aniversário de 30 anos da ESMAM, que será comemorado em novembro deste ano. O ‘Happy Hour Cultural’ veio para ficar!”, expressou o diretor da escola, desembargador Jamil Gedeon.

O vice-diretor, desembargador Paulo Velten, diz que o projeto é  fundamental para aproximar o Judiciário dos cidadãos, por meio da expressão artística de servidores e juízes, que terão seus trabalhos divulgados para toda a sociedade.

“O projeto nasceu a partir do Esmam Cultural, sendo aperfeiçoado para acontecer de forma permanente. Essa iniciativa deve ser valorizada, pois transforma a escola num palco de manifestações culturais das mais diversas ordens e naturezas, que serão apresentadas para a sociedade maranhense”, enfatizou o desembargador.

O desembargador Lourival Serejo não poupou elogios à Bruna Barbieri. “É uma estudiosa competente e bastante responsável, que tem produzido trabalhos de grande receptividade e profundidade científica, inclusive em nível nacional, contribuindo de forma decisiva para o estudo desse ramo do direito. Ultimamente, ela tem assumido uma posição cada vez melhor nas áreas jurídica e científica, sendo digna de muitos aplausos e elogios”, frisou.

Entusiasta do Direito de Família, Bruna diz que a pesquisa contribuiu para que ela compreendesse o fenômeno estudado, no Brasil, permitindo-lhe, inclusive, sugerir um novo nome ao tema: “alienação parental induzida”, em virtude da diversidade de relações familiares existentes no país.

“Hoje, compreendo melhor a nacionalidade desse problema, que tem feições tão diferenciadas dos Estados Unidos, de onde foi importada essa teoria. Pude constatar que a alienação parental não está restrita a relações de pais e mães, na manipulação dos seus filhos, dada a diversidade de relações existentes no Brasil, nas quais todos acabam sendo sujeitos ativos ou passivos”.

Segundo ela, o direito precisa acompanhar – de forma sensível – essas mudanças pelas quais a sociedade passa, contribuindo efetivamente para a manutenção de um ambiente familiar de paz e amor, mesmo em meio às diferenças e dificuldades, que servem para aprimorar as pessoas. “Afinal, mar calmo nunca fez um bom marinheiro”, destacou.

Durante seu discurso, Bruna agradeceu a presença, o apoio e incentivo de todos. “Sinto-me bastante honrada e bem acolhida pelo Tribunal de Justiça e, agora, mais ainda, por saber que faço parte da bela e grandiosa história da Esmam”, ressaltou a servidora.

A programação contou, ainda, com a participação dos músicos Luiz Júnior (instrumentista e intérprete) e Lee Sousa (saxofonista).

 

Amanda Campos

Assessoria de Comunicação do TJMA

assscom@tjma.jus.br

(98) 3198.4373/ 4374

GALERIA DE FOTOS