A Diretoria do Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) lançou nesta terça-feira (13) o Programa de Visitas Guiadas, recebendo 30 estudantes do curso de Direito da Faculdade Laboro. Eles estiveram em unidades judiciais, centros de conciliação, laboratórios de inovação e de DNA, tribunal do júri, galerias de arte, entre outros setores.
Os alunos foram recebidos pela diretora do Fórum de São Luís, juíza Andréa Furtado Perlmutter Lago, no auditório Des. Madalena Serejo. A magistrada explicou sobre a estrutura do órgão construído em 1988, no bairro do Calhau, ampliado no ano de 2011 com um prédio de sete andares e dois subsolos, ocupando um espaço de 46.896m2 de área construída. “Temos muitos magistrados, magistradas, servidores, servidoras e demais colaboradores trabalhando para oferecer o melhor serviço à população”, afirmou a diretora.
O programa é destinado, preferencialmente, a acadêmicos dos cursos de Direito das universidades públicas e privadas. As visitas ocorrerão mediante prévio agendamento e têm o intuito de proporcionar aos discentes uma imersão na estrutura física e administrativa do Fórum, abrangendo unidades judiciais, setores administrativos, galerias e demais dependências do prédio. Cada grupo deverá ser acompanhado por um professor ou professora responsável. A proposta é incluir no programa também visitas guiadas de estudantes de ensino médio da rede pública.
Durante a visita desta terça-feira (13), estudantes do 9º período de Direito da Faculdade Laboro, conduzidos pela servidora da Diretoria do Fórum, Lídia Raquel Lima e Sousa, conheceram o Laboratório Forense de Biologia Molecular (Laboratório de DNA), Central de Conciliação por Videoconferência, Centro de Mediação de Saúde, Biblioteca, galerias de arte, Vara de Interesses Difusos e Coletivos, varas da Saúde e da Saúde Suplementar, salão de sessão do 3º Tribunal do Júri e o Toada Lab que é o laboratório de inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Os alunos e alunas estavam acompanhados pelo professor Alteredo Aragão e as professoras Danielle Borralho e Ana Caroline Pereira, e em cada unidade visitada foram recebidos pelos responsáveis dessas unidades.
O professor e supervisor de estágio, Alteredo Aragão, ressaltou a importância da visita ao Fórum para os universitários e universitárias de Direito. “Essa iniciativa aproxima teoria e prática. Também possibilita aos estudantes conhecerem a realidade do Judiciário maranhense e, principalmente, as características e inovações implementadas pelo TJMA e o seu pioneirismo em ações essenciais”, disse. O docente destacou, ainda, alguns serviços oferecidos como os exames de DNA, o laboratório de inovação e tecnologia e a atuação de unidades como as varas de saúde pública e suplementar e de interesses difusos e coletivos.
“A ideia que eu tinha era de que no Fórum de São Luís havia apenas audiências e julgamentos. Com essa visita compreendemos que há diversos serviços oferecidos à população e isso é muito enriquecedor para nós estudantes”, afirmou o universitário Rosinaldo Dantas. A aluna Isabel Cristina Lins parabenizou a Diretoria do Fórum pela criação do Programa e Visitas Guiadas. “É muito importante conhecermos e divulgarmos todos esses serviços para que a sociedade possa acessá-los e, assim, também contribuir com o bom desempenho do Judiciário”, acrescentou.
Como participar - as instituições interessadas no Programa de Visitas Guiadas deverão encaminhar e-mail à Diretoria do Fórum (diretoria_slz@tjma.jus.br), contendo a solicitação de agendamento das visitas, com a indicação da data desejada; nome completo do professor ou professora que acompanhará os estudantes; além da lista com o nome de todos os alunos e alunas que participarão da visita.
Assessoria de Comunicação
CGJ