Equipes do Centro de Cidadania do 5º Juizado Cível e das Relações de Consumo de São Luís (Itaqui-Bacanga) e do Colégio Universitário (Colun/UFMA) articulam a realização de curso de formação de "Agentes de Inclusão de Cidadania por meio Digital", para estudantes do ensino médio, durante reunião realizada na última quarta-feira, 22.
Participaram da reunião o juiz Alexandre Abreu, titular do 5ª Juizado Cível; Ana Caroline Miranda, professora da disciplina “Direito Aplicado" do Colun/ UFMA; Ana Carolina Silva e Iago Reis, coordenadora e coordenador substituto do Centro de Cidadania.
Ficou acertado entre os participantes da reunião que o Colun irá selecionar alunos interessados em participar da formação oferecida gratuitamente, pelo 5º Juizado Cível, que se destina a capacitar estudantes de nível médio para atuarem como facilitadores de serviços judiciários virtuais oferecidos pelo Poder Judiciário.
LINGUAGEM SIMPLES
A formação tem como objetivos repassar conhecimentos sobre direitos, com uso de comunicação em Linguagem Simples; habilitar facilitadores do acesso às ferramentas de serviços digitais do Poder Judiciário e possibilitar o acesso aos meios tecnológicos de defesa de direitos.
Capacitados, os estudantes poderão contribuir para incentivar o exercício da cidadania, promovendo a inclusão social e ampliando as oportunidades de acesso à Justiça na comunidade.
Os alunos do Colun também foram convidados a colaborar no atendimento ao público no Centro de Cidadania no dia 30/08/2025, durante a realização da “3ª Itinerância do 5º Juizado Cível", evento a ser realizado na área do Itaqui-Bacanga.
PROGRAMAÇÃO
A programação do curso incluirá demandas de juizados especiais (Lei nº 9.099/95); serviços virtuais oferecidos pelo Poder Judiciário, começará no dia 4 de abril, com acolhimento e noções práticas de direito e linguagem simples.
No dia 11, o conteúdo tratará de demandas no 5º Juizado Cível, meios de provas de direito e uso da ferramenta de reclamação virtual, com instrução de servidor do Centro de Cidadania).
Ao final, dia 25, o tema será “Segurança no uso da internet, ferramenta digitais de acesso a direitos disponíveis no Portal do Poder Judiciário na internet, com instrução da Coordenação de Atendimento aos Usuários do Tribunal de Justiça.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br