A 4ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís lançou o projeto “Mulheres Informadas: Dignidade Restaurada”, no dia 28/11, na Escola Amiguinho de Jesus, Vila São Luís, na área do Itaqui-Bacanga, com o objetivo de acolher e orientar vítimas que estão assistidas por Medida Protetiva de Urgência (MPU) concedida pelo Judiciário.
O projeto foi lançado durante a programação da Semana "Justiça pela paz em casa", para dar visibilidade ao assunto e sensibilizar a sociedade para a realidade violenta que as mulheres brasileiras enfrentam.
Por meio de rodas de conversa semanais, o projeto oferece um espaço seguro para que essas mulheres compreendam plenamente os seus direitos e os mecanismos de proteção que a Medida Protetiva de Urgência oferece, possibilitando um primeiro passo concreto para romper o ciclo de violência em que vivem.
MEDIDAS PROTETIVAS
Essas rodas de conversa acontecem logo no início da vigência das medidas protetivas, considerado o momento fundamental para que as mulheres compreendam o contexto de violência doméstica e familiar, o alcance da Lei “Maria da Penha” e possam aproveitar os recursos que têm à disposição nos órgãos da rede de proteção.
Nos encontros, as mulheres recebem orientação e encaminhamento para serviços essenciais, como assistência jurídica gratuita e acompanhamento psicológico e social, fortalecendo a rede de proteção e apoio, importante nesta etapa.
A juíza Vanessa Clementino, titular da 4ª Vara Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, coordena o projeto, desenvolvido pelas facilitadoras, Aldira Gomes e Camila Dourado, assistentes sociais, e pela psicóloga Suanne Alencar. A secretária judicial Luana Maciel da Silva também integra a equipe.
Essas profissionais estão comprometidas em transformar cada encontro em oportunidade para acolher, orientar, apoiar e fortalecer a autoestima das mulheres, garantindo que elas possam, com informações precisas, reflexões e suporte adequado, e seguir novos caminhos para uma vida sem violência.
Juíza Vanessa Clementino (ao centro), com equipe multiprofissional do projeto
TEMAS DAS RODAS DE CONVERSA
Nas conversas com as mulheres, são abordados os seguintes temas:
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br