Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Ações de comunicação incentivam acordos em conflitos no 12º Juizado Cível

XIX Semana da Conciliação promove negociação de casos na Justiça.

Publicado em 5 de Nov de 2024, 11h10. Atualizado em 6 de Nov de 2024, 7h43
Por Helena Barbosa

O 12º Juizado Cível e das Relações de Consumo de São Luís, no bairro João de Deus, lançou ações de comunicação durante a Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça, nos dias 4 e 8 de novembro de 2024, para incentivar acordos entre as pessoas envolvidas em conflitos.

Foram criadas peças de comunicação como um reggae, uma coruja mascote (“Acordus”) como símbolo do compromisso da Justiça com o diálogo, e um vídeo motivacional, para ser exibido durante as audiências, para criar o ambiente de conciliação, com vistas ao acordo entre as partes processuais.

Também foram fixados cartazes no juizado, posicionados para criar um impacto visual acolhedor, reforçando a importância da conciliação para todos os que frequentam o espaço. Sempre que um acordo é fechado, as partes recebem um certificado simbólico, parabenizando pela conquista do entendimento.

SENSIBILIZAR E INSPIRAR

As ações foram postas em prática pelo juiz Marco Aurélio Barreto Marques, que assumiu o Juizado há menos de um mês e teve a intenção de sensibilizar e inspirar as pessoas a buscar soluções negociadas que resolvam, de modo simples, eficiente e definitivo, os conflitos.

Para o juiz, essas ações visam não só a facilitação de acordos, mas também o fortalecimento da imagem do Judiciário como promotor da paz social e da eficiência de suas decisões.

“Gostaria de implementar ainda mais ideias, mas assumi o juizado há apenas duas semanas, então não tive muito tempo para desenvolver tudo que planejei. Mesmo assim, estou empenhado em trazer melhorias e inovações que beneficiem a todos e todas”, disse.

ÁREA DO 12º JUIZADO CÍVEL

O 12º Juizado atende as pessoas que moram nos bairros: Parque dos Sabiás, João de Deus (limite com Vila Conceição), Parque Universitário, São Bernardo, Vila Brasil, Alameda dos Sonhos, Conjunto Penalva, Jardim São Cristovão, Tirirical, Forquilha, Cohapam, Ilha Bela, Conjunto Henrique de La Roque (IPEM São Cristovão), Conjunto Juçara, Jardim São Cristovão II, Dom Ricardo, Expoema, Vila Cascavel, Conjunto São Raimundo, Jardim São Raimundo, Loteamento Dom Valean e Vila Airton Sena.

Juiz Marco Aurélio Marques (de terno), com a equipe do 12º Juizado Cível

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS