Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Comissários de Justiça fiscalizaram a presença de crianças e adolescentes nos shows da Expoema 

Publicado em 11 de Set de 2024, 16h30. Atualizado em 11 de Set de 2024, 17h12
Por Valquíria Santana

Os comissários da 1ª Vara da Infância e Juventude fiscalizaram a presença de crianças e adolescentes na 64ª Expoema, no Parque Independência, realizada na semana passada, em São Luís. O objetivo foi observar o acesso desse público à arena de shows, verificando a obrigatoriedade dos pais ou responsáveis legais estarem acompanhando as crianças e adolescentes no local, já que a classificação do evento era livre.

Elliton Nunes, da Divisão de Proteção Integral (DPI) da Vara da Infância e Juventude, disse que, em razão da presença de muitas famílias na Expoema, a equipe realizou um trabalho educativo e pedagógico, prestando informações e esclarecimentos sobre as normas previstas na Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e sobre as portarias assinadas pelo juiz titular da unidade judiciária, José Américo Abreu Costa.

Segundo o coordenador, foram feitas inúmeras abordagens de adolescentes, pais ou responsáveis, além de comerciantes que vendiam bebida alcoólica e cigarros no local, mas não houve lavratura de auto de infração, pois estava sendo cumprida rigorosamente as normas que estabelecem a obrigatoriedade de pais ou responsáveis legais ou a presença de uma pessoa maior de idade, autorizada pelos pais, acompanhando os menores na arena de shows.

Ele explicou que durante a fiscalização os comissários verificavam se havia a proibição do consumo de bebidas alcoólicas para menores e se os estabelecimentos estavam respeitando a obrigatoriedade da placa proibitiva nas barracas que comercializam bebidas alcoólicas. “Todas estavam ostentando as placas de advertência sobre consumo de bebidas”, afirmou.

A equipe de 15 comissários foi coordenada por Elliton Nunes e Dalva Castelo Branco, da DPI. O trabalho, realizado durante a 64ª Expoema (01 a 08 de setembro), começou às 19h e foi até as 2 horas da madrugada, nos oito dias do evento.

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS