Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Casamento Comunitário gratuito une casais de Satubinha

Despesas com atos cartoriais foram custeadas pelo Poder Judiciário

Publicado em 6 de Set de 2024, 10h00. Atualizado em 6 de Set de 2024, 10h16
Por Helena Barbosa

Uma cerimônia civil reuniu 27 casais de baixa renda de Satubinha, durante a realização do primeiro casamento comunitário  gratuito realizado na cidade, pelo Poder Judiciário, por meio da Comarca de Pio XII.

A cerimônia ocorreu no dia 23 de agosto, às 16 horas, na casa de eventos “Barril Show”, localizada na Avenida Matos Carvalho, espaço escolhido para receber os casais, com decoração nas cores rosa e dourado, com tapete vermelho, espaço para fotos e bolo nupcial.

Todos os casais foram beneficiados com a gratuidade do registro civil e o Cartório Extrajudicial do Ofício Único de Satubinha será reembolsado das despesas com os atos de habilitação, registro e emissão de certidões pelo Poder Judiciário.

Casal mais idoso e casal mais jovem da cerimônia, dizem o "sim" diante do juiz de Pio XII, Daniel Almeida

CASAIS ESPECIAIS

Muitos noivos e noivas seguiram a tradição e vestiram branco e trocaram alianças, para celebrar o momento especial para o casal e as suas  famílias. Quatro deles simbolizaram os casais especiais da cerimônia.

José da Conceição dos Santos, 67 anos e Vanda Mendes de Souza Silva, 45 anos e Ronei Rodrigues silva, 23 anos e Edileusa Rodrigues de Sousa, 19 anos, foram os primeiros a se casar, seguidos dos demais, pela maior e menor idade dos noivos.

O juiz Daniel Luz e Silva Almeida, diretor do Fórum da Comarca de Pio XII celebrou todas as uniões, individualmente, para casa casal participante, que confirmaram a intenção de estabelecerem relação conjugal ou oficializarem a união estável, conforme a lei.

DIREITOS E CIDADANIA

Para o juiz, o casamento comunitário representa uma “prestação de contas à sociedade”,  e demostra que o Judiciário está presente e atuante, principalmente em iniciativas que impactam diretamente a vida das pessoas.

“Este casamento comunitário representa muito mais do que a oficialização de uniões: é uma forma de garantir direitos e cidadania a todos, sem custos para os noivos. Por meio dessa ação, o Poder Judiciário do Maranhão reafirma seu compromisso de prestar serviços à comunidade, facilitando o acesso à justiça e promovendo a inclusão social”, declarou o juiz.

Participaram da solenidade o prefeito de Satubinha, Santos Franklin  e o vice-prefeito, Cassio Geordane; o procurador municipal Robério Cunha e o adjunto, Francisco Alencar; a secretária de Assistência Social , Maria Nelci; o presidente da Câmara, Josué Franklin e a tabeliã  Rosalina dos Santos.

Juiz de Pio XII, Daniel Almeida, preside a celebração junto às autoridades de Satubinha

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS