A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) inaugurou, na sexta-feira, 12, o Sistema de Sorteio Eletrônico de Leiloeiros públicos credenciados para alienação (venda) de bens e materiais apreendidos judicialmente ou sem condições de uso, pelas unidades judiciais do Estado.
O sorteio durou aproximadamente um minuto, entre a entrada dos dados e a apresentação da tela com o resultado e foi conduzido pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador José Luiz Almeida, com o auxílio do coordenador de administração da Corregedoria, Tamer Moraes Heluy.
Assistiram ao sorteio, realizado no gabinete do corregedor geral, o juiz auxiliar Marcelo Moreira; a diretora da Secretaria, Allana Prazeres; o secretário da Coordenadoria de Administração, Daniel Tajra e a técnica judiciária Cláudia Coaracy.
Conceição Maria Fixer foi a primeira sorteada pelo sistema, de um grupo de dez profissionais credenciados pelo Poder Judiciário e cadastrados na base de dados do sistema. A leiloeira irá conduzir o leilão público da 1ª Vara da Comarca de Santa Luzia, para alienação de um imóvel da Fazenda “São Francisco”, localizada no Povoado de Vila Vidal, avaliado em R$ 419.271,23.
GOVERNANÇA E TRANSPARÊNCIA
Ao inaugurar o uso do sistema, o corregedor José Luis Almeida destacou que o sorteio eletrônico de leiloeiros públicos é inédito no Poder Judiciário do Maranhão e que antes esse procedimento era realizado de forma manual, no gabinete, e a partir de agora passa a ser automatizado.
O programa utilizado no sorteio foi desenvolvido pela equipe do Laboratório de Inovação do Tribunal de Justiça do Maranhão - Toada Lab, a pedido da Coordenadoria de Administração da Corregedoria Geral, com o objetivo de automatizar a escolha dos leiloeiros e leiloeiras oficiais e tornar esse procedimento mais rápido, eficiente e transparente.
Com a criação dessa ferramenta, a CGJ-MA implementa boas práticas recomendadas pelo Conselho Nacional de Justiça (Portaria n. 353/2023), que estimula o desenvolvimento de mecanismos de governança, gestão e transparência, para a melhoria na prestação da Justiça.
Coordenador de Administração da CGJ-MA, Tamer Heluy; corregedor geral José Luís Almeida; diretora da secretaria Allana Prazeres; secretário da coordenação administrativa Daniel Tajra e técnica judiciária Cláudia Coaracy.
SORTEIO ÀS SEXTAS-FEIRAS
O sorteio eletrônico dos leiloeiros públicos acontece todas as sextas-feiras, às 10h. Nos dias de feriados, o sorteio acontecerá no próximo dia útil, no mesmo horário.
Para acessar o sistema, é necessário visitar a página da Corregedoria Geral da Justiça no Portal do Poder Judiciário, acessar "Leilão Judicial" e entrar na sala virtual da plataforma Google Meet.
Na página da Corregedoria da Justiça na internet estão disponíveis informações sobre os leiloeiros credenciados; editais de credenciamento, sorteios realizados e fluxo dos procedimentos.
Assista ao sorteio eletrônico.
(18) Sorteio Eletrônico de Leiloeiros - 12/7/2024 - YouTube
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br