Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Casamento Comunitário gratuito une 17 casais de Altamira do Maranhão

GRATUIDADE DO REGISTRO CIVIL

Publicado em 14 de Set de 2023, 10h09. Atualizado em 14 de Set de 2023, 10h09
Por Helena Barbosa

Um casamento comunitário gratuito para pessoas de baixa renda foi realizado nesta quarta-feira, 13, às 19 horas, na sede da Secretaria de Assistência Social de Altamira do Maranhão, para 17 casais da comunidade.

Os casais se beneficiaram da isenção no pagamento das despesas cartorárias do registro civil, por meio do Projeto “Casamentos Comuntários”, realizado pelo Poder Judiciário. O projeto tem por objetivos consolidar a família como núcleo básico de participação social, defender o direito à convivência familiar e promover os direitos humanos.

A cerimônia foi realizada pela 1ª Vara das Comarca de Vitorino Freire, em parceria com a Prefeitura Municipal e o cartório do Ofício Único de Altamira do Maranhão, que realizou todos os atos necessários para o registro civil, gratuitamente, por meio do Projeto “Casamentos Comunitários”, realizado pelo Poder Judiciário.

Casais mais idoso e mais jovem exibem Certidão de Casamento, ao lado dos juízes Rômulo Cruz e Francisco Crisanto.

Os juízes Rômulo Cruz (1ª Vara de Vitorino Freire) e Francisco Crisanto de Moura (Comarca de Paulo Ramos) celebraram as uniões, com a participação de autoridades do município na entrega das certidões aos recém-casados, logo após a declaração do novo estado civil e a troca de alianças entre noivos e noivas.

O juiz titular da comarca, Rômulo Cruz, saudou os noivos e noivas, desejando felicidades aos casais que tornaram possível a realização de iniciar relação de marido e mulher ou oficializarem a união estável, por meio do Projeto Casamentos Comunitários.

Estavam presentes à celebração a prefeita de Altamira do Maranhão, Ileilda da Silva Cutrim; o vice-prefeito Alisson Monteiro de Farias; o presidente da Câmara Municipal, José Vilarindo da Cunha; o delegado de polícia de Vitorino Freire, Marcus Rildo Fortes Portela a registradora Maria Oliveira Silveira.

Depois do discurso das autoridades, foi feita uma oração pelas famílias, pelo pastor  Francisco Silva Sousa.

Os casamentos começaram pelo casal mais idoso, Antônio Dias da Silva e Maria de Jesus de Castro. A união do casal foi celebrada pelo juiz Rômulo Lago e Cruz, e a prefeita Ilelda Cutrim fez a entrega da certidão.

Em seguida, o casal mais jovem, Ronald Carvalho Viana e Aline Sousa da Silva, celebrado pelo juiz Francisco de Moura e entrega da certidão pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Cunha.

O espaço da cerimônia foi preparado com o apoio da Prefeitura Municipal, que preparou um ambiente acolhedor para noivos e noivas, com a oferta de bolo nupcial de três andares com topo com casal de noivos, doces e arranjos florais nas cores dourado e rosa, pórtico e divã para fotos.

O encerramento da solenidade foi feito com a apresentação musical da dupla Ângela e Ivo, em homenagem a todos os recém-casados. 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS