Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Casamento Comunitário celebra união de 73 casais de Fortaleza dos Nogueiras

ACESSO À JUSTIÇA E CIDADANIA

16/12/2022
ASSCOM CGJMA

Setenta e três casais celebraram a união civil gratuitamente, em Casamento Comunitário realizado pelo Judiciário de Balsas, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza dos Nogueiras (termo judiciário da comarca) e o Cartório de Registro Civil local.

A solenidade foi realizada no Clube Social de Fortaleza dos Nogueiras, que foi ambientado com decoração especial para a cerimônia. Todos os casamentos foram celebrados individualmente, para cada casal, como de costume nas cerimônias do projeto “Casamentos Comunitários”, promovido pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão, por meio dos juízes das comarcas.

Os juízes Douglas Lima da Guia (4ª Vara de Balsas) e Rafael de Souza Leite (3ª Vara de Balsas)  presidiram o ato civil de pactuação das uniões.

Noiva teve o apoio para realizar o sonho de se casar, na cerimônia comunitária.

Um dos casais teve se casou  antes dos demais, devido ao estado de saúde da noiva, que estava hospitalizada e se preparou para o matrimônio na Casa Acalanto, que acolhe mulheres com câncer. Ela recebeu de presente uma coroa e o suporte de uma cadeira de rodas, para participar do projeto. Com o apoio dos funcionários da casa e dos funcionários da Justiça, Maria da Guia Carvalho realizou o sonho de se casar e disse o sim ao noivo, Marclesio Coelho dos Santos, de pé, diante do juiz, recebendo a Certidão de Casamento após o ato.

Outros casais tiveram destaque na cerimônia e foram representados por Elesbão Jorge de Barros e Valdinea dos Reis Silva, de maior idade. E por Gelvan Martins Bezerra e Samira Bezerra Araújo, o mais jovem.

Casal mais idoso da cerimônia se casa diante do juiz.

GRATUIDADE DO PROCESSO DE HABILITAÇÃO PARA O CASAMENTO CIVIL

A habilitação dos casais para o ato civil foi realizada pelo Cartório de Registro Civil de Fortaleza dos Nogueiras, sem a cobrança de despesas aos noivos. O registro e a Certidão de Casamento foram entregues ao final do ato, e os atos necessários foram reembolsados pelo Fundo Especial de Registro Civil, criado pelo poder Judiciário para reembolsar os atos gratuitos praticados pelo cartório.

“O cartório participa de todos os atos importantes da vida do ser humano: é o nascimento, casamento, negócios, até a morte do ser humano. Contudo, são nos momentos felizes que mais nos orgulhamos e agradecemos. Desejo para todos os casais: sabedoria, amor, cumplicidade e, sobretudo, paciência neste novo passo da vida a dois”, declarou a registradora Christiani Gonçalves Versiani, do cartório.

APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL

O prefeito de Fortaleza dos Nogueiras, Luís Coelho dos Santos, participou da solenidade, acompanhado da secretária municipal de Assistência Social, Maira Reis, primeira-dama. Também compareceram a vereadora Ana Patrícia de Sá Araújo, presidente da Câmara Municipal, o pastor Jarbas Vieira (Igreja Batista) e a irmã Nilsi Claudete de Carvalho (Igreja Católica).

A Prefeitura Municipal colaborou no fornecimento da estrutura do evento para receber o público no centro cultural da cidade, que recebeu decoração especial, nas cores vermelha e branca, com arranjos florais e mesa de bolo e doces, e tapete vermelho.

Equipe de colaboradores do casamento comunitário, com os juízes.

 

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS