Casamento Comunitário beneficia casais de Tasso Fragoso e Nova Colinas
SEM O PAGAMENTO DE TAXAS DE REGISTRO CIVIL

O Poder Judiciário de Balsas, no Sul do Estado do Maranhão beneficiou moradores de baixa renda de duas cidades da região, vinculados à comarca, com a acesso ao registro civil de casamento gratuito, em casamentos comunitários, com a presença de juízes de direito, autoridades municipais, filhos, amigos e familiares dos noivos e noivas.
O juiz de Direito Rafael de Souza Leite (3ª Vara de Balsas) celebrou, na noite da última terça-feira, 07 de dezembro, a celebração para 48 casais da cidade de Tasso Fragoso (termo judiciário). Nessa solenidade, se destacaram os casais Elias Alves de Carvalho e Maria Aparecida da Cruz, que convivem maritalmente há 43 anos, e Adriano Marques Silva e Jaqueline Ravenna Carvalho Pinheiro, noiva mais jovem, com 17 anos de idade, de união recente.
Em Nova Colinas (termo judiciário), o juiz Douglas Lima da Guia (4ª Vara de Balsas) presidiu a solenidade da união civil de 37 casais, em 12 de dezembro, nos mesmos moldes da celebração de Tasso Fragoso.
Juiz Douglas da Guia celebra união de casal idoso. E juiz Rafael Leite, junto a casal depois da celebração do ato civil.
SEM O PAGAMENTO DE TAXAS DE REGISTRO CIVIL
Os casamentos comunitários são oferecidos pela Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão a famílias de baixa renda, sem o pagamento de taxas cartorárias pelos casais beneficiados, que já totaliza cerca de 500 mil casamentos gratuitos, desde 1998, quando o projeto foi iniciado, na gestão do então corregedor, Jorge Rachid.
Os espaços das solenidades recebem decoração especial, com adornos, plantas, flores e mesa de doces e bolo, onde os casais participantes tiram fotos coma família e as autoridades presentes. Nesses dois casamentos, daminhas e pajens acompanharam os casais na marcha nupcial.
Noivos e noivas dos casamentos comunitários de Tasso Fragoso (esquerda) e Nova Colinas (direita).
Pajens e daminhas acompanharam os casais. E casal se veste a caráter para o momento especial do casamento.
Ao final das solenidades, os casais participam de sorteios de brindes de eletrodomésticos e utensílios para o lar, oferecidos pelos colaboradores da iniciativa privada. Os espaços e a estrutura necessários aos eventos são patrocinados com o apoio das prefeituras municipais locais, por meio de parceria institucional com o poder Judiciário.
Juízes Douglas da Guia e Rafael Leite presidem casamentos junto a autoridades locais em Nova Colinas (esquerda) e Tasso Fragoso (direita).
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br
GALERIA DE FOTOS
Corregedoria
ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais
-
23/03/2023
Corregedor Froz Sobrinho recebe título de Cidadão Jenipapense
-
23/03/2023
Tribunal do Júri em Alcântara utiliza sistema de videoconferência pela primeira vez
-
23/03/2023
Jenipapo dos Vieiras recebe ponto digital que amplia acesso ao Judiciário
-
23/03/2023
Justiça condena Facebook a indenizar oito milhões de brasileiros por vazamento de dados
NOTÍCIAS RELACIONADAS
-
22/02/2023
Raposa terá casamento comunitário para 50 casais de evangélicos
-
22/02/2023
Raposa terá casamento comunitário para 50 casais de evangélicos
-
16/02/2023
Casamento Comunitário une 92 casais de quatro cidades em uma cerimônia
-
16/02/2023
Casamento Comunitário une 92 casais de quatro cidades em uma cerimônia