Presidente Sarney e Pedro do Rosário recebem salas do Justiça de Todos

COMARCA DE PINHEIRO
10/08/2022
ASSCOM CGJMA

Os termos judiciários de Presidente Sarney e Pedro do Rosário, integrantes da Comarca de Pinheiro receberam, nos dias 9 e 10 de agosto, salas do projeto “Justiça de Todos” da Corregedoria Geral da Justiça - CGJ/MA. O desembargador Froz Sobrinho, corregedor-geral da Justiça, participou da solenidade de instalação das salas para realização de videoconferências e atendimento do Balcão Virtual do Poder Judiciário.

O projeto é fruto de cooperação institucional com o Poder Executivo dessas localidades, que cederam espaço físico e um servidor, treinado pelo Poder Judiciário, para dar suporte técnico de atendimento ao usuário que precisar acessar o sistema, eliminando a necessidade de deslocamento. Dessa forma, o projeto garante a participação do cidadão em audiências por videoconferência diretamente do local que reside, evitando possíveis remarcações, possibilitando que os atos processuais sejam realizados de forma a reduzir tempo de duração do processo.

A atual gestão da CGJ/MA pretende ampliar em grande aspecto o acesso à Justiça por parte dos cidadãos que se encontram nos 86 termos judiciários que não são sede das comarcas e, por isso, em sua grande maioria não possuem estrutura forense.

Em Presidente Sarney, a sala do Justiça de Todos foi instalada na Casa dos Conselhos. Durante a solenidade, o corregedor ressaltou a importância da iniciativa, que também é uma forma de inclusão digital para todos os cidadãos maranhenses. “É um sistema aberto que garante a interlocução com todos os órgãos do Sistema de Justiça, reduzindo gastos e conferindo cidadania às pessoas”, frisou.

Para a prefeita de Presidente Sarney, Valéria Castro, o projeto representa o alcance da população à Justiça, “evitando deslocamentos e ofertando maior qualidade de vida ao povo”.

No Município de Pedro do Rosário, a juíza Tereza Nina agradeceu o apoio das autoridades locais para a efetivação do projeto, e destacou que a partir de agora a população conta com uma extensão do Fórum de Pinheiro na cidade. “Esse espaço está preparado para garantir, aos senhores e senhoras, acesso a todos os serviços do Poder Judiciário”, finalizou.

O teste de conexão da sala contou com a participação do vice-prefeito de Pedro do Rosário, Fábio Mendes.

Participaram da instalação das salas nos dois municípios, os juízes José Jorge Figueiredo dos Anjos Júnior, diretor da Corregedoria; Carlos Alberto Brito, titular da 3ª Vara e Diretor do Fórum de Pinheiro; e Pedro Henrique de Holanda Pascoal, auxiliar de Entrância Final. O chefe de gabinete Hélio Meireles, representou o prefeito de Pedro do Rosário, Toca da Serra. Também marcaram presença, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.


Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça

asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS