Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís recebe placas solares

SUSTENTABILIDADE

26/07/2022
Priscilla Costa

O Fórum Des. Sarney Costa (Calhau) receberá cerca de 1.270 placas solares fotovoltaicas que serão instaladas em todo prédio do órgão e do Anexo. A instalação das placas foi iniciada em julho e deverá ser concluída em dois meses pela Divisão de Obras e Serviços do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

As placas solares fotovoltaicas (painéis) captam a luz solar e transformam em energia elétrica. Os painéis que estão sendo instalados no Fórum de São Luís são de 550 Wp (Watt-pico – medida de potência energética) e devem gerar 80.000 kWh por mês de energia. Os sistemas são instalados nos telhados e integrados à rede elétrica, sendo pago apenas a diferença entre o consumo e a produção própria de energia, com a possibilidade de geração de créditos com a energia excedente.

Os painéis irão entrar em operação definitiva após o término da instalação e da troca do medidor pela empresa concessionária de energia elétrica que atua no estado, responsável também pela ligação do sistema. As placas que já foram instaladas (130) estão prontas para produzir energia, quando todas estiverem em funcionamento contribuirão na economia e para o desenvolvimento sustentável, tendo parte da energia do Fórum de São Luís proveniente de uma fonte renovável (sol) e não poluente.

A iniciativa está contemplada nas ações do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), elaborado pelo Núcleo de Gestão Socioambiental, que é presidido pelo Des. Jorge Rachid Mubaráck Maluf. A política de sustentabilidade do Poder Judiciário está disposta na Resolução 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O Núcleo Socioambiental tem diversos projetos em andamento, tais como: Campanha Consumo Consciente; Prêmio TJMA Sustentável; TJMA sem Plástico; Jornada da Sustentabilidade entre outros.

Fórum de São Luís - Funcionam no local 69 unidades judiciais (varas, juizados, Turma Recursal e Auditoria Militar), além de setores do Fórum e do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O prédio anexo possui sete pavimentos e foi inaugurado em 2011. O imóvel ocupa um espaço de 46.896m² de área construída no terreno de 102.211m².

 

Núcleo de Comunicação do Fórum de São Luís

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS