Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Fórum de São Luís faz campanha de combate ao câncer de mama e câncer de próstata

18/10/2021
Valquíria Santana

O Fórum Des. Sarney Costa, por meio da Divisão Médica e Odontológica, está realizando campanha que alerta para o câncer de mama e o câncer de próstata, com ações voltadas para magistrados e magistradas, servidores e servidoras e o pessoal terceirizado. “Temos vivenciado nesses dois anos a pandemia do novo coronavírus, mas também precisamos atentar que há outras doenças graves, de alto índice de mortalidade, que precisam de atenção. Por isso estamos promovendo a campanha “Outubro Rosa e Novembro Azul”, lembra a chefe da Divisão, Rayna Bianca Rodrigues Serra.

Para chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade das medidas preventivas do câncer de mama e de próstata e de que nesse período ocorre em todo o mundo os movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul de combate a esses tipos de câncer, a Divisão Médica e Odontológica fez a ambientação do setor com decoração nas cores rosa e azul, com flores, mandalas, laços, entre outros materiais. Os servidores também usam camisa alusiva aos temas.

Como parte das ações, ocorrerá o Dia D voltado para o Outubro Rosa (28/10), com roda de conversa sobre medidas preventivas do câncer de mama, locais de referência para exames e diagnóstico; abordagem sobre autoestima e autoimagem; estética; e o relato de quem superou esse tipo de câncer. A Divisão Médica e Odontológica também fará atendimento no local para o público-alvo da campanha, com encaminhamento para exames (mamografia). Haverá também o Dia D do Novembro Azul, com data e programação ainda a serem definidas.

No Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. As estatísticas indicam que para o ano de 2021 foram estimados 66.280 novos casos da doença, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Ainda, conforme dados do INCA, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Já o câncer de próstata, de acordo com estatísticas divulgadas pelo INCA, é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). A estimativa é de 65.840 novos casos, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.
 

Núcleo de Comunicação do Fórum Des. Sarney Costa

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS