Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

CGJ-MA abre inscrições para o 87º Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça 

INSCRIÇÕES ABERTAS

18/10/2021
Helena Barbosa

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA) abriu as inscrições para a 87ª edição do Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil – Encoge, que será realizado nos dias 25 e 26 de novembro, em São Luís, com o tema central "Justiça 4.0: a transformação digital dos serviços do Judiciário brasileiro”.

Dentre outras experiências em curso nos tribunais de Justiça relacionadas à temática central do evento, estarão em debate temas como teletrabalho; casamentos comunitários virtuais; cartórios digitais; SREI; Serviços de Apoio Centralizado; Central de Regularização de Vagas; Projeto Sigma e Laboratório de Inovação e Núcleos de Justiça 4.0. As palestras serão ministradas por magistrados federais e estaduais e especialistas convidados.

Devido à pandemia de coronavírus, todos os protocolos sanitários de prevenção à contaminação pela Covid-19 serão cumpridos e as inscrições dos assessores de corregedores foram limitadas a dois juízes auxiliares por desembargador.

- Para efetuar a inscrição no 87º Encoge clique aqui.

Estarão presentes à abertura do encontro a corregedora nacional da Justiça, ministra Maria Thereza de Assis Moura; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Soares da Fonseca; os desembargadores Lourival de Jesus Serejo Sousa, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão; e Paulo Velten, corregedor-geral da Justiça do Maranhão e presidente do colégio de corregedores-gerais da Justiça.

Após os pronunciamentos da abertura dos trabalhos, será feita a entrega da Medalha de Honra ao Mérito “Desembargador Décio Antônio Erpen” a homenageados do Poder Judiciário e, em seguida, o secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener de Araújo, dará início às palestras, com a apresentação do tema “Justiça 4.0: Inovações Tecnológicas no Poder Judiciário”, às 10h.

- Confira a programação completa do 87º Encoge clicando aqui.
 
Em mensagem destinada aos participantes, o corregedor maranhense e presidente do CCOGE afirmou, que, superada a fase crítica da pandemia, a nova conjuntura - além da esperança e otimismo -, traz inúmeros desafios à Justiça e o Poder Judiciário precisa estar ainda mais atento ao rápido progresso tecnológico, principalmente o testemunhado ao longo do último ano.
 
“Esse cenário impacta e altera a sociabilidade, a relação com o trabalho diário e a forma como executamos as tarefas. Isso nos exige o preparo devido para o uso racional das tecnologias, melhoria na gestão processual e o cuidado e a qualificação permanente da nossa força de trabalho”, declarou.

O 87º ENCOGE será encerrado no final da tarde do dia 26, após a reunião plenária para elaboração da “Carta de São Luís”, documento deliberativo do evento, que conterá os enunciados que resultaram das discussões entre os corregedores.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS