Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário solicita melhoria nos serviços da UPR e APAC de Itapecuru

EXECUÇÃO PENAL

23/09/2021
Helena Barbosa

A 2ª Vara de Itapecuru Miriam realizou, na quarta-feira, 22, inspeções na Unidade Prisional de Ressocialização de Itapecuru (UPR) e na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), com o objetivo de verificar a estrutura, o funcionamento e as condições de tratamento aos internos.

Após a inspeção, a juíza se reuniu com o secretário de administração penitenciária do Estado, Murilo Andrade, para informar sobre as constatações verificadas durante a visita aos estabelecimentos penais e deliberar as providências necessárias para melhoria dos serviços.

As inspeções foram presididas pela juíza Mirella Cezar Freitas, titular da 2ª Vara, e acompanhadas pelo promotor de Justiça Reginaldo Junior; Igor Fontenelle, diretor geral da UPR; Jucey Santana, diretora da APAC; e pelo advogado Marlon Reis.

UPR

Durante a inspeção na UPR, foi constatado o diagnóstico de um caso de contaminação de interno pela Covid-19. O sentenciado está internado no Hospital “Adélia Matos Fonseca”, aguardando transferência para outra unidade de saúde em São Luís. Não foi registrada a contaminação de outros internos ou servidores.

Foi registrada uma reclamação recorrente acerca da qualidade da alimentação distribuída aos internos. As reclamações foram feitas em relação à qualidade e ao sabor dos alimentos. A justificativa apresentada é de que a empresa não está realizando o pagamento do fornecedor no prazo combinado.

A escassez no abastecimento de água também foi alvo de reclamação. A quantidade de água é insuficiente para garantir a quantidade necessária aos internos, sendo a liberação fracionada duas vezes ao dia. A água que abastece o bebedouro vem da cisterna, localizada no exterior da unidade, que está com diversos materiais enferrujados e submersos.

Existe uma expectativa de perfuração de um poço, mas a empresa responsável pelo serviço deixou material no local e ainda não começou a obra. Além disso, foi constatada a existência de lançamento de esgoto, sem tratamento, nos fundos do prédio.

Em reunião com o secretário de administração penitenciária, ficou determinada a  transferência de 19 presos provisórios oriundos de comarcas que não integram a Regional de Itapecuru Mirim; o retorno da obra para construção da cozinha e conclusão dos trabalhos até o dia 11 de outubro; e acionado o responsável pela obra de perfuração do poço, com previsão de conclusão dos trabalhos até o dia 11 de outubro.

Quanto à solicitação de atendimento pela Defensoria Pública, ficou acertado que a assistência jurídica aos internos da UPRITA e APACITA será feita em semanas alternadas, preferencialmente, às sextas-feiras, pela defensora pública Karla Melo, com início em 24 de setembro.

Outra providência encaminhada à Secretaria de Administração Penitenciária é a conclusão, a partir de 27 de setembro, da seleção e classificação de mais 17 sentenciados do regime semiaberto para trabalharem na fábrica de blocos sextavados de concreto. Quinze sentenciados do regime semiaberto já trabalham 5 dias por semana na produção de cerca de 1.200 blocos, que estão sendo utilizados pela Prefeitura de Itapecuru Mirim no Projeto “Rua Digna”, que objetiva o calçamento das ruas do Município. 

Inaugurada em 21 de julho deste ano, em seus dois meses de funcionamento, a fábrica já produziu quase 50 mil blocos já utilizados na construção de ruas no Bairro PróVida. Com o reforço de mais uma turma de sentenciados, e a instalação da segunda máquina, a previsão é de que a produção diária chegará a 2.500 blocos.

APAC 

Na APAC, foi solicitada a realização de um mutirão para expedição e renovação de documentos pessoais dos internos da APACITA. Ficou decidido, em reunião com representante do Viva Cidadão, que os recuperandos serão atendidos em grupos de cinco, que deverão ser levados à sede do Viva, em horário agendado previamente. Em 22 de setembro os primeiros cinco recuperandos foram atendidos e tiveram a documentação atualizada expedida pelo órgão.

Quanto ao atendimento regular da Defensoria Pública, ficou definido que a assistência aos  internos da UPRITA e APACITA será feita em semanas alternadas, preferencialmente, às sextas-feiras, pela defensora pública Karla Melo, com início em 24 de setembro.

Os internos da APAC também foram beneficiados com o trabalho na fábrica de blocos sextavados de concreto. Os sete sentenciados do regime semiaberto trabalham 5 dias por semana na produção de cerca de 500 blocos sextavados de concreto, que estão sendo utilizados pela Prefeitura de Itapecuru Mirim no Projeto “Rua Digna”.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS