Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

Judiciário estimula aprendizagem estudantil com campeonato de xadrez

SOCIAL

13/09/2021
Helena Barbosa

A III Copa Intermunicipal de Xadrez da Região dos Lagos será realizada no dia 30 de novembro 2021, às 8h30, no salão do Tribunal do Júri do Fórum de Lago da Pedra, reunindo estudantes das escolas da sede da comarca, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Lagoa Grande. A cerimônia de premiação acontece na mesma data, às 11h. 

A copa de xadrez é promovida pela 1ª Vara de Lago da Pedra, em parceria com as prefeituras dos municípios da região da comarca, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do raciocínio, concentração, criatividade e pensamento abstrato e, ainda, estimular a prática do jogo de xadrez entre os estudantes e moradores.

As inscrições para os campeonatos escolares serão realizadas no período de 18 a 22 de outubro, em cada escola. As etapas do campeonato escolar acontecem no período de 8 a 12 de novembro. Os nomes dos vencedores dessa etapa devem ser informados à Secretaria de Educação de cada município no período de 16 a 29 de novembro. O campeonato interescolar será realizado de 22 a 26 de novembro, nas escolas polos. 

Os participantes serão classificados nas categorias:  1ª (4º e 5º ano do ensino fundamental); 2ª (6º e 7º ano do ensino fundamenta); 3ª (8º e 9º ano do ensino fundamental); 4ª (1º ao 3º ano do ensino médio) e 5ª (jogadores avulsos). Na categoria “jogadores avulsos” será permitida a inscrição de qualquer pessoa residente em um dos quatro municípios participantes, ainda que não esteja matriculado no sistema de ensino local e independe da idade ou profissão.

EDITAL

Antes do campeonato haverá oficinas de treinamento nas escolas, no período de 20 de setembro a 29 de outubro. Serão realizadas oficinas de xadrez todas as quartas-feiras, a partir das 9h e das 15h, exceto em dias de feriados, ou quando houver sessão do Tribunal do Júri ou outro evento no Salão do Júri do fórum.

As regras do campeonato foram divulgadas no Edital-1VLP – 11/2021, assinado pelo juiz Marcelo Santana Farias, que define os objetivos da copa; datas de inscrição e realização das etapas; categorias e as condições de participação em geral. 

O Judiciário de Lago da Pedra utilizará os recursos obtidos com a prestação de penas pecuniárias resultantes de transações penais para a compra dos tabuleiros de xadrez para serem distribuídos entre as escolas dos municípios, com base na Resolução n.º 154/2012, do Conselho Nacional de Justiça e no Provimento n.º 10/2012 da Corregedoria-Geral da Justiça.

APRENDIZAGEM

No edital, o juiz da 1ª Vara informa que o xadrez é uma excelente opção no auxílio da aprendizagem, não somente nas disciplinas exatas, as quais requerem um grau maior de raciocínio e pensamento abstrato, favorecendo o desenvolvimento cognitivo do praticante em diversos aspectos. Ressalta também que o xadrez é utilizado como ferramenta pedagógica em muitos países para desenvolver as habilidades cognitivas, fazendo parte da estrutura curricular.

Marcelo Santana explica que, para alcançar todo o potencial da prática desse esporte, não basta deixar os alunos jogando por vários intervalos de tempo sem supervisão alguma. Deve haver uma organização disciplinar. “A instituição de ensino que adotar esse projeto terá em mãos um diferencial sem precedentes e fazendo jus à sua principal função: formar cidadãos com responsabilidade social”, disse.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS