Poder Judiciário/Corregedoria/Mídias/Notícias

RadioWeb Justiça do Maranhão estreia novo programa

16/10/2020
Fernando Souza

Uma iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-MA) em parceria com o Tribunal de Justiça (TJMA) e o Colégio Notarial do Brasil no Maranhão (CNB-MA) deu origem a um novo programa que será transmitido pela RadioWeb Justiça do Maranhão, mantida pelo Poder Judiciário. Com estreia prevista para 8h45 desta segunda-feira (19/10), “Cartórios no Ar” pretende levar informações diversas sobre os serviços extrajudiciais à sociedade.

Cartórios no Ar terá uma nova edição a cada quinze dias, com estreia nesta segunda-feira e reprise às 16h45 das quartas e sextas-feiras. O Programa tem a produção conjunta das assessorias de Comunicação do TJMA e CGJ-MA e será apresentado por Juliana Soares, tabeliã do 5º Ofício de Notas de São Luís e 2ª vice-presidente do CNB-MA.

No primeiro Programa, o entrevistado é o corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, que fará uma abordagem sobre as mudanças advindas para a atividade extrajudicial a partir da Constituição de 1988. Também está na pauta com o corregedor a atuação conjunta que vem sendo empreendida pelo órgão e os desafios que ainda precisam ser enfrentados pela gestão da Mesa Diretora do Judiciário. 

De acordo com Velten, o Programa vem contribuir para o fortalecimento da atividade, pois ainda persiste a falta de informação sobre a atividade. “É uma oportunidade de abrir canais de diálogo, unir esforços e energia na promoção de um serviço essencial. Nesse sentido, a palavra de ordem é cooperação, a partir da qual podemos estimular uma nova cultura, voltada para sociedade, que é peça chave no processo de aprimoramento”, disse.

Para a apresentadora Juliana Soares, a iniciativa da Corregedoria pode ser vista como pioneira e consolida a proposta de trabalho em cooperação proposto pelo órgão no início da atual gestão. Ela reforça que um dos objetivos do Cartórios no Ar é contribuir para desmistificar algumas crenças e garantir que a informação correta chegue aos ouvintes. 

“Precisamos estreitar o diálogo com a sociedade, apresentando a gama de serviços hoje disponível nos cartórios ao alcance dos cidadãos. A população precisa conhecer um pouco mais sobre os serviços oferecidos nos cartórios, que garantem a todos a efetivação de direitos, o exercício da cidadania e a garantia da segurança jurídica nos atos praticados”, destacou.

ATUAÇÃO CONJUNTA

Desde que assumiram a Presidência do Tribunal e a Corregedoria da Justiça, respectivamente os desembargadores Lourival Serejo e Paulo Velten, vêm enfatizando em suas manifestações a atuação integrada como forma de superar as barreiras que ainda persistem e os problemas ocasionados pela pandemia da Covid-19. Um desses desafios é garantir a realização de concurso público para provimento das 69 serventias ainda vagas no Estado.

Produzido a partir de um somatório de esforços, Cartórios no Ar é mais uma iniciativa fruto dessa cooperação no âmbito do Judiciário. Pelo programa, passarão magistrados, cartorários e servidores que atuam no extrajudicial, sempre com o propósito de esclarecer como está estruturado o sistema de cartórios, qual o papel dos órgãos da Justiça na garantia do bom funcionamento das serventias e quais serviços estão disponíveis ao cidadão.

Com edição quinzenal, Cartório no Ar integra a programação semanal da RadioWeb Justiça do Maranhão, com apresentação às 8h45 da segunda-feira e reprise toda quarta e sexta-feira, sempre às 16h45. O programa pode ser acompanhado de qualquer lugar, bastando que o ouvinte tenha acesso a um dispositivo com internet.

Clique aqui para acessar a RadioWeb Justiça do Maranhão.

GALERIA DE FOTOS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais


NOTÍCIAS RELACIONADAS