Poder Judiciário//Mídias/Notícias

Seminário "Lei Maria da Penha é para Todas" foca a visibilidade à violência

Evento é realizado pela 2ª Vara da Mulher de São Luís e parcerias institucionais

Publicado em 14 de Nov de 2024, 11h50. Atualizado em 17 de Nov de 2024, 10h43
Por Helena Barbosa

Estão abertas até segunda-feira, 18/11, as inscrições gratuitas para o Seminário “A Lei Maria da Penha é para Todas”, que será realizado no dia 25/11, na Casa da Mulher Brasileira, com participação aberta à comunidade.

O seminário é promovido pela 2ª Vara da Mulher de São Luís, em parceria com o Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez; Centro de Educação Especial “Professora Maria da Glória Costa Arcangeli”; Instituto Tukan e Prefeitura de Amarante do Maranhão e apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão.

Segundo a juíza Lúcia Helena Heluy, titular da 2ª Vara da Mulher, o objetivo do seminário é dar visibilidade ao aumento da violência contra as mulheres. "Só este segundo semestre de 2024, ocorreram três feminicídios de mulheres indígenas", alertou.

PROGRAMAÇÃO

A programação começará às 15h, após credenciamento dos participantes. Às 15h30, será realizado o primeiro painel “Violência contra a mulher indígena”, com  Fabiana Guajajara e Cintia Guajajaras, lideranças indígenas e mediação da juíza Adriana da Silva Chaves (Vara da Família de Bacabal), ouvidora dos Povos Indígenas  do Poder Judiciário do Maranhão.
 

Às 16h30, será realizado o segundo painel, “Violência contra mulher surda”, com Danielle Costa Sousa, professora doutra do CAS/MA e Rafael de Abreu Lima, professor doutor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo como mediadora Amanda Barros Batista, doutoranda em Políticas Públicas e Integrante do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do TJMA.

A programação será encerrada às 17h15, com apresentação cultural do Coral em Libras do CAS. A Escola Superior da Magistratura do Maranhão - ESMAM emitirá Certificado de participação às pessoas inscritas no evento. As vagas são limitadas, devido aso espaço disponível no auditório da Casa da Mulher Brasileira.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

GALERIA DE FOTOS