Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Nova edição do Conectando Leituras destaca biografias inspiradoras

Três biografias concorrem nesta temporada e as obras estão disponíveis com acesso gratuito, selecionadas pela equipe da Biblioteca da ESMAM

Publicado em 10 de Jun de 2025, 12h00. Atualizado em 11 de Jun de 2025, 22h23
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), por meio da Biblioteca Madalena Serejo, abre as inscrições para a terceira edição do projeto Conectando Leituras. A iniciativa promove o estímulo à leitura, à reflexão crítica e ao intercâmbio cultural entre magistrados(as), servidores(as) e colaboradores(as) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Desta vez, o tema central do encontro será Biografias Inspiradoras, proporcionando uma verdadeira viagem por histórias de vida marcantes de personalidades que transformaram o mundo com coragem, resiliência e sabedoria. O evento está marcado para o dia 16 de julho (quarta-feira), às 16h, na sede da ESMAM, com formato híbrido (presencial e virtual), o que permite a participação de profissionais das mais diversas comarcas do estado.

A diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral, entusiasta do projeto, destaca que promover o hábito da leitura é também promover o pensamento crítico, o diálogo e o crescimento humano. "Esse é o espírito do Conectando Leituras”, reforça. 

 

A supervisora de Documentação e Biblioteca da ESMAM, Manoele Santos, ressalta que “ler biografias é uma forma de conhecer não só a trajetória de grandes nomes da história, mas também de se inspirar em suas lutas e conquistas para refletir sobre a própria jornada pessoal e profissional”.

COMO FUNCIONA

O Conectando Leituras segue o modelo de clube literário, com encontros bimestrais, mediação interativa e espaço aberto para discussões. Os participantes poderão escolher entre três biografias disponíveis em acesso gratuito, selecionadas pela equipe da biblioteca:

Nelson Mandela – Ícone mundial da luta contra o apartheid na África do Sul, advogado, Prêmio Nobel da Paz e presidente de seu país após 27 anos de prisão.

Golda Meir – Primeira-ministra de Israel, símbolo de liderança feminina em tempos de guerra e construção nacional. Sua firmeza lhe rendeu o apelido de “A Dama de Ferro”.

William Kamkwamba – O jovem do Maláui que, com apenas 14 anos, construiu uma turbina eólica a partir de sucata e levou eletricidade para sua comunidade. Sua história inspirou o livro e o filme O Menino que Descobriu o Vento.

Durante o encontro, haverá apresentação dos participantes e discussão guiada sobre a obra lida. O projeto oferece rotatividade de participantes (novas vagas a cada edição), seleção colaborativa das obras e pelo formato acessível que valoriza a participação ativa dos envolvidos.

INSCRIÇÕES ABERTAS

As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis de 10 a 16 de junho, por meio do formulário online disponível AQUI.

São oferecidas 30 vagas, com direito a certificado de participação.

Contato: bibliotecaesmam@tjma.jus.br
 

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98) 2055-2800

GALERIA DE FOTOS