Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Treinamento para uso do sistema SEEU em Humberto de Campos

A capacitação é destinada a servidores e servidoras que atuam nas áreas criminal e de execuções penais do TJMA

Publicado em 7 de Mai de 2025, 10h00. Atualizado em 8 de Mai de 2025, 12h32
Por Asscom ESMAM

Servidores e servidoras que atuam nas áreas criminal e de execuções penais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), na comarca de Humberto de Camposdevem se inscrever, até 9 de maio, no curso Noções Gerais do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU) - Módulo Secretaria Judicial - Fluxos e Rotinas. O treinamento presencial, com duração de 20 horas-aula, acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, no fórum local.

A capacitação é realizada pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), em parceria com a Unidade de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (UMF). 

As atividades serão desenvolvidas sob a orientação do instrutor Wendel Rodrigues Pinto e têm como objetivo aprimorar a rotina administrativa na elaboração de guia de execução penal, medida de segurança e seus pré-atributos relacionados ao sistema SEEU/CNJ - controle informatizado da execução penal e das informações relacionadas ao sistema carcerário brasileiro em todo o território nacional.

Além dos conteúdos referentes ao SEEU, a turma terá acesso às orientações quanto ao uso e atualizações dos dados do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0) - sistema eletrônico que auxilia as autoridades judiciárias da justiça criminal na gestão de documentos atinentes às ordens de prisão/internação e soltura expedidas em todo o território nacional, materializando um Cadastro Nacional de Presos.

Faça sua Inscrição AQUI

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Noções Gerais do Sistema SEEU – Módulo Secretaria 
  • Conhecendo o Sistema
  • Cadastro e Acesso de Novos Usuários
  • Processo de Formação de PEP: formação de Guia de Recolhimento e envio de guia de recolhimento para Varas de Execução 
  • Cadastro de Processo Físico e Novo
  • Implantação de Processo
  • Navegação no Processo Eletrônico
  • Funcionalidades e Movimentações
  • Perfil Analista
  • Perfil Técnico
  • Perfil Distribuidor
  • Cumprimento de Pena Restritiva e Pena Privativa de Liberdade
  • Medidas Alternativas – Pena Restritiva de Direito
  • Medidas Alternativas – Medida de Segurança
  • SEEU Sursis – Suspensão Condicional da Pena
  • Movimentação do Agravo
  • Declinação de Competência
  • Audiências – Lançamento e Cumprimento
  • Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0) 

SOBRE O INSTRUTOR

Wendel Rodrigues Pinto é servidor do TJMA, lotado na Divisão de Assistência Jurídica da Unidade de Monitoramento do Sistema Carcerário. Especialista em Administração Pública, (UNICEUMA), habilitado para realizar treinamentos nos sistemas judiciais: SEEU, SIISP, BNMP 2.0 com experiência em rotinas administrativas voltadas as unidades jurisdicionais com competência criminal e de execução criminal.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br
Instagram: @‌esmam_tjma
Facebook: @‌esmam.tjma
Youtube: @‌eadesmam
Fone: (98) 2055-2800/2801

GALERIA DE FOTOS