Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Projeto Conectando Leituras promove primeiro encontro literário 

Com encontros bimestrais, o projeto da Biblioteca da ESMAM promove discussões sobre obras literárias selecionadas previamente por meio de votação aberta aos participantes.

Publicado em 13 de Mar de 2025, 10h38. Atualizado em 13 de Mar de 2025, 11h25
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) realizou o primeiro encontro do projeto Conectando Leituras - uma iniciativa da Biblioteca Madalena Serejo, que funciona como clube literário e visa incentivar a prática da leitura e o intercâmbio cultural entre os profissionais do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). Com encontros bimestrais, o projeto promove discussões sobre obras literárias selecionadas previamente por meio de votação aberta aos participantes.

O primeiro encontro literário, realizado no dia 7 de março, reuniu 14 servidores e servidoras que participaram tanto presencialmente quanto por videoconferência, conectando-se diretamente de suas comarcas ou unidades de trabalho.

 

 

No mês de janeiro, os interessados puderam se inscrever e votar na escolha do livro que seria debatido. As opções eram *Olhos d'Água* (Conceição Evaristo), *No seu pescoço* (Chimamanda Ngozi Adichie) e *O sol na cabeça* (Geovani Martins). 

Com mais de 50% dos votos, “Olhos d'Água” foi a obra escolhida para inaugurar o projeto. Lançada em 2014, a coletânea de contos curtos aborda temas como violência, fome, desigualdade social, exploração do trabalho, exploração sexual, preconceito racial, de classe e de gênero, além de destacar aspectos da influência da mulher negra na sociedade brasileira. Foram selecionados para leituras e discussão os  contos “Olhos D’Água” e “O Cooper de Cida”.

 

 

A diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral, parabenizou a organização do projeto, que vem ao encontro da missão da escola judicial de promover a formação humanística e intelectual dos profissionais do Judiciário. “O Conectando Leituras é um espaço de diálogo sobre temas relevantes abordados nas obras literárias selecionadas, contribuindo para o enriquecimento cultural dos participantes", reforçou.

A mediação foi conduzida pela gestora da Biblioteca Madalena Serejo, Manoelle Moraes, idealizadora do projeto. As leituras foram seguidas de momentos de discussões sobre laços afetivos, conflitos internos, reflexões e ancestralidade. “Conceição Evaristo é uma das principais vozes da literatura afro-brasileira contemporânea. Escritora, poeta e ensaísta, sua obra é reconhecida por dar protagonismo a mulheres negras e retratar as dificuldades e esperanças de quem luta por dignidade em uma sociedade marcada por desigualdades históricas”, explicou a bibliotecária.

Também participaram da organização as bibliotecárias Jakelina Portugal, Joseane Cantanhede e Clarice Santos (estagiária), integrantes da equipe da Biblioteca da ESMAM.

VIVÊNCIAS 

Em “O Cooper de Cida”, leitores e leitoras refletiram sobre a necessidade de fazer pausas na vida, a importância do descanso, da reflexão e de sentir mais, agir menos. De acordo com o texto, a personagem Cida, uma mulher negra e bem-sucedida, encontrava-se desconectada de sua ancestralidade e das narrativas negras de sua cidade. 

Rejanne Gentil, secretária judicial da Central de Mandados de Santa Inês, fez questão de participar presencialmente do encontro na ESMAM. “Participar deste projeto possibilita uma integração entre leitores de diversas comarcas, ampliando nosso conhecimento por meio da leitura. Além disso, traz inúmeros benefícios, como estimular a memória e expandir nossa capacidade cognitiva. Os encontros presenciais e virtuais nos convidam a uma pausa para reflexão e resgate de saberes, algo cada vez mais raro no ritmo do mundo atual”, disse.

Para Acayene Lopes, Divisão de Avaliação de Desempenho da Magistratura, a iniciativa gerou maior interesse pela leitura, e pela obra e autora, até então desconhecidas. “Creio que conhecia a autora por nome, mas a indicação proporcionou um envolvimento incrível. A escrita de Conceição Evaristo é simples e envolvente, nos transportando para diferentes histórias que conhecemos e até vivemos. Sua maestria em captar o ser humano, em especial o feminino, e suas relações, é impressionante e apaixonante. Parabéns pelo projeto!”, analisou.

Manoelle Moraes ressaltou que o objetivo do encontro foi alcançado, evidenciando como as histórias se entrelaçam na vida de cada participante. “A leitura despertou um sentimento de acolhimento, satisfação e reflexões positivas, levando todos a repensar a importância do autocuidado e das pausas saudáveis no dia a dia”, concluiu.

PRÓXIMO ENCONTRO

A cada edição do Conectando Leituras, um novo livro será escolhido por meio de votação aberta, garantindo uma seleção colaborativa e diversa. O formato híbrido dos encontros permite que um público mais amplo tenha acesso à experiência literária, reforçando a inclusão e o acesso à cultura para os profissionais do TJMA.

O próximo encontro está previsto para a segunda quinzena de abril. A chamada de inscrição é aberta um mês antes do evento, com um novo formulário de participação. A seleção dos livros ocorre por meio de votação, garantindo o envolvimento ativo dos leitores e das leitoras no processo de escolha.

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98) 2055-2800

 

GALERIA DE FOTOS