Poder Judiciário/Escola da Magistratura/Mídias/Notícias

Como ingressar no mestrado profissional em Planejamento e Políticas Públicas

São 40 vagas disponíveis no curso, que tem investimento diferenciado para a magistratura, servidores e servidoras com cargos efetivos e comissionados do TJMA

Publicado em 9 de Jan de 2025, 9h09. Atualizado em 15 de Jan de 2025, 10h47
Por Asscom ESMAM

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), continua com inscrições abertas para seleção do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP). São 40 vagas disponíveis no curso, que tem investimento diferenciado para a magistratura, servidores e servidoras com cargos efetivos e comissionados do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). As condições de elegibilidade e participação do público interno do TJMA estão disponíveis na Portaria ESMAM 55/2024.

Para saber mais sobre o processo seletivo, que fica aberto até 13 de janeiro de 2025, consulte a Chamada Pública UECE nº91/2024 e o Adendo nº 03/2024.

As inscrições para o processo seletivo são feitas feitas exclusivamente de forma on-line, no site da UECE, no link https://politicasuece.com/chamada-2024

A taxa de inscrição é de R$200,00, com pagamento via boleto gerado no próprio site. Outras informações podem ser obtidas no site www.politicasuece.com ou pelos telefones (85) 99422-8990 e (85) 3101-9880

As aulas presenciais ocorrem em São Luís, durante uma semana por mês, nos turnos da tarde e noite.

O mestrado visa formar profissionais para atuar no campo de políticas públicas, tanto no âmbito do ensino e pesquisa quanto na avaliação dessas práticas. Com carga horária total de 855 horas, o curso abrange disciplinas obrigatórias e optativas, além da produção de uma dissertação, com expectativa de conclusão das disciplinas em um ano e defesa do trabalho final no ano seguinte.

VANTAGENS 

A coordenadora de Pós-Graduação e Pesquisa da ESMAM, professora doutora Mônica Teresa Costa Sousa, destaca que investir em um mestrado como esse demonstra iniciativa e comprometimento com o aperfeiçoamento pessoal e com a qualidade do serviço público, aspectos fundamentais para o desenvolvimento de uma carreira sólida e de impacto positivo na sociedade.

Entre as vantagens apontadas pela coordenadora estão: 

 

  • 1. Qualificação Profissional
  • O título de mestre é valorizado no serviço público, podendo agregar 11% nos vencimentos para quem possui o título, conforme o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judiciário do Maranhão (PCCV - Lei nº 11.690/2022), além de abrir portas para promoções, funções comissionadas e participação em grupos de trabalho ou projetos estratégicos dentro e fora do Judiciário.
  • 2. Melhoria na Análise e Tomada de Decisão
  • O mestrado oferece ferramentas para analisar dados e criar políticas mais eficazes, habilidades que podem ser aplicadas na gestão de processos, alocação de recursos e melhorias no atendimento ao público no judiciário.
  • 3. Visão Sistêmica e Estratégica
  • Ao estudar planejamento e políticas públicas, os servidores(as) desenvolvem uma compreensão mais ampla do funcionamento das instituições, permitindo a integração entre o judiciário e outras áreas da administração pública.
  • 4. Contribuição para a Eficiência Institucional
  • Com conhecimento em planejamento, é possível propor iniciativas que otimizem os fluxos de trabalho, promovam a celeridade processual e melhorem o acesso à justiça.
  • 5. Fortalecimento da Atuação em Projetos Sociais e Políticas Públicas
  • O Judiciário não atua apenas na solução de conflitos, mas também em iniciativas de cidadania e inclusão. O mestrado permite uma abordagem mais técnica e eficiente na formulação e execução dessas ações.
  • 6. Desenvolvimento de Competências Acadêmicas
  • Além da prática profissional, o mestrado capacita para atuação docente em universidades, consultoria ou pesquisa, ampliando as possibilidades de carreira.
  • 7. Reconhecimento e Prestígio
  • Um título de mestrado eleva o reconhecimento profissional, tanto dentro do órgão quanto na comunidade jurídica e acadêmica.

INSCREVA-SE NA SELEÇÃO

 

Núcleo de Comunicação da ESMAM

E-mail: asscom_esmam@tjma.jus.br

Instagram: @‌esmam_tjma

Facebook: @‌esmam.tjma

Youtube: @‌eadesmam

Fone: (98)2055 2800

GALERIA DE FOTOS