Está marcada para esta quarta-feira, 11, às 8h, na sala de audiências, a instalação da Correição Geral Extraordinária para fiscalizar os processos em andamento na 2ª Vara Criminal da Comarca de Caxias, com encerramento previsto para o dia 20 de junho, às 18h.
Durante as atividades da correição, a 2ª Vara Criminal funcionará durante o expediente normal, mas o atendimento ao público se relacionará aos processos com prazo ou com demandas urgentes.
O juiz Alessandro Arrais Pereira, titular da 2ª Vara Criminal, determinou à secretaria judicial extrair do acervo da unidade, uma relação de 80 processos mais antigos, que serão analisados, para verificar a regularidade dos atos e a conformidade com as normas que regulamentam a atividade judiciária.
ESCLARECIMENTO DE SITUAÇÕES
Na Portaria-TJ – 2040/2025, que anuncia a correição, o juiz justifica que a correição atende às necessidades de fiscalizar a unidade, com o objetivo de aperfeiçoar a prestação a Justiça, a celeridade nos serviços judiciais, o esclarecimento de situações de fato, prevenir irregularidades, e apurar reclamações, denúncias e faltas disciplinares.
Conforme a Portaria, o juiz determinou a publicação de Edital, anunciando a correição e convidando o povo em geral a apresentar suas sugestões e reclamações; e convite aos representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Seccional da OAB de Caxias, para acompanharem, desde o início até o encerramento, todos os atos correcionais.
Rismária Pereira Carvalho, Secretária Judicial Titular e Fernando Barbosa de Sousa, substituto, foram indicados pelo titular da Vara para secretariarem os trabalhos da correição e receberam as demandas relacionadas aos trabalhos.
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br