Poder Judiciário/Corregedoria/Institucional/Ex-Corregedores

28 - Desembargador Cleones Carvalho Cunha - 2012/2013

Nascido em 10 de fevereiro de 1958, na cidade de Tuntum. Graduou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, em 1981. Exerceu as funções de professor, sub-diretor-geral da Secretaria do Tribunal de Justiça do Maranhão, chefe de Gabinete da Presidência e diretor da Corregedoria Geral da Justiça.

Foi promotor de justiça da Comarca de Pindaré-Mirim, entre os anos de 1983 e 1984. Ingressou na magistratura em 1986, exercendo suas funções judicantes nas comarcas de Vitorino Freire, São Bento, Coroatá e São Luís. Na capital, foi assessor da Presidência e membro do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

Naquela Corte Eleitoral, foi corregedor-regional eleitoral de 1993 a 1997. Em 1998, assumiu as funções de juiz-corregedor da Corregedoria Geral da Justiça. Foi promovido ao cargo de Desembargador em novembro de 1999. Foi diretor da Escola Superior da Magistratura do Maranhão por dois biênios, corregedor-geral da Justiça no biênio 2012/2013 e presidente no biênio 2016/2017. 

Foi vice-presidente e presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais; vice-presidente do Colégio de Corregedores Eleitorais do Brasil; e vice-presidente da Região Nordeste do Conselho dos Tribunais de Justiça. Foi juiz auxiliar para Região Nordeste da Corregedoria Nacional de Justiça. Foi vice-presidente, corregedor e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

É bacharel em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão, mestre em Direito Canônico pelo IPDC-RJ/Pontifícia Universidade Gregoriana. É membro da Sociedade Brasileira de Canonistas, da Associação Portuguesa de Canonistas, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e da Academia Ludovicense de Letras.

GALERIA DE FOTOS

DOWNLOADS

Corregedoria

ÚLTIMAS NOTÍCIAS ver mais