Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
 Alunos participam das aulas online de Contabilidade Pública

Alunos participam das aulas online de Contabilidade Pública

FORMAÇÃO | Profissionais do TJMA participam de aulas online e ao vivo na especialização em Gestão Judiciária

29
MAI
2020

10:07

Alunos do Curso de Especialização em Gestão Judiciária da Escola Superior da Magistratura (ESMAM) estão participando de atividades online e ao vivo para garantir a continuidade da pós-graduação, durante o período da pandemia do coronavírus. O primeiro módulo virtual trata sobre Contabilidade e Finanças Públicas, com aulas ministradas pela professora Célia Regina Pereira da Silva, servidora na Diretoria Financeira do Tribunal de Justiça.

As aulas virtuais são coordenadas pela professora-doutora Lucyléa Gonçalves França, do curso de Direito da UFMA, com o apoio técnico da Supervisão de Ensino a Distância da ESMAM.

“A condição da emergência sanitária que nos impõe a pandemia do COVID-19 exigiu o redimensionamento das atividades acadêmicas do curso. A estrutura pedagógica permite a inclusão de atividades online e aulas virtuais, sem prejuízo para a aprendizagem e continuidade do calendário acadêmico”, explica a coordenadora.

ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA

Promovida por meio de convênio entre o TJMA, ESMAM e Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a pós-graduação teve início em novembro do ano passado, sob a supervisão do departamento do curso de Direito da UFMA. Cerca de 69 profissionais, entre juízes e servidores do polo judicial de São Luís, estão inscritos na especialização.

Uma nova turma, composta por 50 juízes e outros profissionais do polo judicial de Imperatriz, terá início ainda este ano.

“É um curso proposto pela ESMAM, com a consultoria da UFMA, formatado especificamente para gestão no âmbito da Justiça. Nossos juízes e outros profissionais do quadro serão especialistas em Gestão Judiciária, sendo qualificados para compreender o mecanismo da administração que garante a excelência na prestação jurisdicional agora e no futuro”, ressalta o diretor da ESMAM, desembargador Froz Sobrinho.

PESQUISA

A iniciativa integra as ações do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, instituído pela ESMAM para incentivar atividades de ensino, em nível de pós-graduação e pesquisas, promovidos diretamente pela escola judicial ou por cooperação junto a instituições parceiras.
A especialização tem duração de 360 horas (18 meses), compreendendo a realização de atividades docentes, avaliações e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

De novembro a março, os alunos concluíram as disciplinas Planejamento Governamental e Estratégico na Gestão do Judiciário (juíza Sônia Amaral - TJMA), Estado, Governo e Administração Pública Aplicada ao Judiciário (professor mestre e doutorando, Felipe Camarão) e Organização, Sistemas e Métodos (professor mestre Francisco Gilvan).

 

Comunicação ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
Facebook - @esmam.tjma
Instagram - esmam_tjma

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2