Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
As aulas acontecem no auditório da Fundação Sousândrade,

As aulas acontecem no auditório da Fundação Sousândrade,

PÓS-GRADUAÇÃO | ESMAM e UFMA capacitam especialistas em Gestão Judiciária

19
FEV
2020

12:03

Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) participam das atividades da primeira turma do curso de especialização em Gestão Judiciária, promovido por meio de convênio entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Escola Superior da Magistratura (ESMAM).

Iniciadas no mês de novembro, as aulas acontecem no auditório da Fundação Sousândrade, sob a supervisão do Departamento do curso de Direito da UFMA. No total, 69 profissionais do polo judicial de São Luís selecionados por meio da análise de currículo e memorial descritivo, estão inscritos na especialização.

Uma nova turma, composta por 50 juízes e outros profissionais do polo judicial de Imperatriz, terá início em abril de 2020.

“É um curso proposto pela ESMAM, com a consultoria da UFMA, formatado especificamente para gestão no âmbito da Justiça. Nossos juízes e outros profissionais do quadro serão especialistas em Gestão Judiciária, sendo qualificados para compreender o mecanismo da administração que garante a excelência na prestação jurisdicional agora e no futuro”, ressalta o diretor da ESMAM, desembargador Froz Sobrinho.

Para a professora-doutora Lucyléa Gonçalves França, que atua na coordenação da especialização, o curso permite a interacao entre servidores e magistrados na atualização de temas relevantes para a administração da justiça. "Além de incentivar a reflexão sobre a dinâmica dos procedimentos administrativos, esse é um espaço para repensar práticas e melhorar os intrumentos de apoio à prestacão jurisdicional aos cidadãos maranhenses", reforça a coordenadora.

PESQUISA

A iniciativa integra as ações do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, instituído pela ESMAM para incentivar atividades de ensino, em nível de pós-graduação e pesquisas, promovidos diretamente pela escola judicial ou por cooperação junto a instituições parceiras.

O TJMA e a ESMAM, através do Fundo Especial da Escola Superior da Magistratura (FESMAM), custearão 50% do valor das mensalidades dos profissionais inscritos. Os outros 50% serão pagos pelos alunos selecionados, mediante desconto mensal em folha de pagamento do TJMA.

De acordo com a grade curricular, a especialização terá duração de 360 horas (18 meses), compreendendo a realização de atividades docentes, avaliações e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

De novembro a fevereiro, os alunos concluíram as disciplinas “Estado, Governo e Administração Pública Aplicada ao Judiciário”, ministrada pelo professor mestre e doutorando, Felipe Camarão; e Organização, Sistemas e Métodos, com o professor-mestre Francisco Gilvan.

Comunicação ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231
 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2