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Arthur Darub, Anna Teresa Gomes e Bianca Ducanges

Arthur Darub, Anna Teresa Gomes e Bianca Ducanges

PLANEJAMENTO | Equipe da ESMAM participa de reunião para elaboração do plano anual das escolas da magistratura

16
DEZ
2019

10:20

Coordenadores de escolas Judiciais e de magistratura participaram, de 9 a 11 de dezembro, na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília, de oficina para elaboração do Plano Anual das instituições de formação de juízes. A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) foi representada pelo secretário-geral, Arthur Darub Alves; e as servidoras Bianca Ribeiro Ducanges (coordenadora pedagógica) e Anna Tereza Soares Gomes (substituta).

A ação educativa, com 25 horas-aula, reuniu cerca de 100 coordenadores de escolas e integra o Nível 2 da Formação de Formadores. No encontro foram analisados os aspectos do trabalho educativo realizado pela Escola em 2019, perspectivas de atividades em 2020, bem como os elementos teóricos e práticos que orientam a construção do Plano Anual da Enfam e das escolas de formação de magistrados.

A proposta metodológica visa à articulação entre teoria e prática, tendo em vista que, na organização do trabalho pedagógico, a prática deve ser considerada como elemento de análise e reconfiguração de ações e estratégias para a implementação de melhorias nas atividades das escolas.

Além da apresentação de resultados de 2019 e das perspectivas para o ano seguinte, discorreu-se sobre o trabalho da Enfam e das escolas judiciais e de magistratura em relação ao processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico, PDI, Mestrado, Plano Anual Enfam 2020 e Atuação da Enfam e das escolas na formação de formadores.

Os participantes do encontro foram divididos em quatro grupos de trabalho, de acordo com as dificuldades apresentadas, para que pudessem realizar troca de experiências e propor ações de integração.

A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Enfam, Daniella Gonçalves Cabeceiras de Azevedo, destacou a importância da contribuição que os coordenadores pedagógicos realizam ao citar as dificuldades enfrentadas, debatê-las e apresentar sugestões de resolução.

Os coordenadores pedagógicos tiveram acesso aos resultados da avaliação de desenvolvimento do curso, que permite a verificação de correções e ajustes necessários das proposições de Ações de Integração Enfam-escolas/escolas-escolas e proposições/encaminhamentos para o Plano de Ação Integrado entre as instituições de formação de magistrados em 2020.

 

Comunicação ESMAM (com informações da ENFAM)

(esmam@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231
 

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