Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
  O desembargador José Jorge Figueiredo (vice-diretor da ESMAM) fez a entrega simbólica dos presentes (Foto: Ribamar Pinheiro)

O desembargador José Jorge Figueiredo (vice-diretor da ESMAM) fez a entrega simbólica dos presentes (Foto: Ribamar Pinheiro)

SOLIDARIEDADE | TJMA promove celebração de Natal com o apoio da Esmam na Casa da Criança

10
DEZ
2019

11:44

Em clima de festa, expectativa, muita emoção e a presença do Papai Noel. Assim foi a manhã desta terça-feira (10) para os meninos e meninas abrigados na Casa da Criança Menino Jesus, durante programação comemorativa de Natal, realizada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, com o apoio da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM).

A programação festiva foi prestigiada pelos desembargadores Joaquim Figueiredo (Presidente do TJMA), José Jorge Figueiredo dos Anjos (Vice-diretor da Esmam) e Cleonice Freire (Presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA). 

A instituição, mantida pelo Poder Judiciário do Maranhão, acolhe e assiste 30 crianças vítimas de maus tratos, em situação de risco ou abandono familiar. Elas receberam brinquedos, kits de material escolar, roupas, sapatos, produtos de higiene e enxovais infantis. Também foram entregues alimentos coletados durante a Mostra de Arte e Cultura do Judiciário - ESMAM CULTURAL.

“Para nós, é grande a satisfação de dividir o nosso tempo e o que temos com as crianças dessa casa - uma das únicas do país. Mais gratificante ainda é envolver nossa família biológica e a família judiciária na celebração desse momento”, disse o desembargador Joaquim Figueiredo, presidente do Tribunal de Justiça.

O desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, vice-diretor da ESMAM, fez a entrega simbólica dos presentes e agradeceu a participação e doações dos servidores da escola judicial. “Sem a integração da família ESMAM, esse dia não seria tão exitoso. Sempre apoiaremos ações como esta”, destacou.

A presidente da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJMA, desembargadora Cleonice Freire, disse que a celebração natalina na Casa da Criança expressa um momento de festa, confraternização e solidariedade dos servidores e juízes com relação às meninas e meninos abrigados na instituição. "Esse momento nos deixa bastante felizes e emocionados, nesse clima de fraternidade, solidariedade e carinho com as nossas crianças".

O juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude, José Américo, falou da importância do momento, como oportunidade de convívio social para as crianças. “A proteção integral é um direito da criança. Quando nos unimos para dar essa atenção estamos promovendo o convívio social e afetivo. Desejamos que ocorram com mais frequência”, disse.

Também estiveram presentes o diretor-geral do TJMA, Mário Lobão; a subchefe de Gabinete da Presidência do Tribunal de Justiça, Niura Freire De Déa; e a coordenadora Especial da Infância e Juventude, Priscyla Maia Araújo.

A CASA DA CRIANÇA

A Casa da Criança é vinculada à Coordenadoria Especial da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça. Desde 1997, a instituição já acolheu cerca de mil crianças até serem encaminhadas à adoção ou reinseridas em seus antigos lares.

Atualmente, 30 meninos e meninas, na faixa etária de até 8 anos, estão abrigados na casa. As crianças assistidas ficam sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar formada por monitores e profissionais de diversas áreas.

O órgão presta atendimento de acordo com os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como preservação dos vínculos familiares e integração em família substituta – quando os recursos para manter a criança na família de origem são esgotados.

 

Comunicação ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231


 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2