Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

AGENDA ESMAM | Novo calendário de cursos para 2020 já está disponível

03
DEZ
2019

19:24

O novo calendário de cursos da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) para o ano de 2020 já está disponível. . A programação traz opções de atividades destinadas aos servidores e magistrados do Judiciário e será atualizada e publicada periodicamente no site www.tjma.jus.br/esmam, botão “calendários”.

São mais de 150 opções de cursos, a maioria inéditos, com temas selecionados a partir das necessidades de capacitação/formação solicitadas pelas unidades administrativas e judiciais do Tribunal de Justiça e Corregedoria Geral, além das sugestões apontadas na pesquisa de satisfação da ESMAM e contribuições da Anajud e Sindjus.

Entre as novidades, estão os cursos Formação de Formadores - Desenvolvimento Docente - N1M1 e N1M3, promovidos pela ESMAM, atividades de aperfeiçoamento, extensão e capacitação.

A agenda contém 48 cursos para magistrados, sendo sete a distância e um semi-presencial. Há ainda cursos de aperfeiçoamento e extensão, além de eventos fomativos (seminários, fórum de debate e congresso).

Para os servidores, estão planejadas 103 capacitações presenciais e a distância. Haverá ainda realização de seminários, cursos de aperfeiçoamento, colóquios e palestras ao longo do ano.

O Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores se estenderá a vários polos judiciais do Estado, beneficiando servidores do judiciário e acadêmicos que atuam nas instituições de ensino superior parceiras dos Núcleo de Conciliação e Mediação do TJMA.

O projeto de interiorização prossegue com a realização de cursos para magistrados e servidores nos polos judiciais, alinhados com as necessidades da Corregedoria-Geral e o Tribunal de Justiça.

A programação pode ser acessada no link “calendários”, disponível na área de serviços do site da escola.

PÓS-GRADUAÇÃO

Além da Especialização em Gestão Judiciária do polo de São Luís, em convênio com a UFMA, terá início em fevereiro a segunda turma, em Imperatriz. Estão previstos editais para os cursos de Direito Público (junto à Universidade Estadual do Maranhão e Assembleia Legislativa), Sistemas de Justiça e Políticas Públicas e Avaliação Pericial de Bens. 

Ainda em fase de planejamento, estão previstos mestrados interdisciplinares em Direito Humanos (junto à UFPB e UEMA), Ciências Criminais (junto à PUC-RS) e o mestrado profissional em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos (em discussão com a Universidade Federal Tocantins – UFT). 

 

Comunicação ESMAM

(asscom@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231 - ESMAM


 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2