Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

ATELIÊ DE PSICANÁLISE E DIREITO | Estresse, angústia e ansiedade no trabalho serão analisados em evento para profissionais do TJMA

18
NOV
2019

10:36

Os níveis de ansiedade e angústia observados no ato de julgar e lidar com o processo burocrático do trabalho serão tema de discussão durante o Ateliê de Formação em Psicanálise e Direito: o emocional no ato de julgar, que será promovido pela Escola Superior da Magistratura do maranhão (ESMAM), nos dias 2 e 3 de dezembro. As inscrições para magistrados (40 vagas) e servidores (80 vagas) do TJMA estão abertas no sistema acadêmico Tutor, até 22 de novembro.

A oficina, com 12 horas de duração, será ministrada pela psicanalista Mônica Veras, no auditório do Fórum de São Luís (Calhau), das 9h às 12h20 e das 14h às 17h20, com certificação pela escola judicial maranhense.

No evento, Mônica Veras, ex-professora da Universidade Federal da Bahia e presidente do Núcleo de Atendimento Psicológico da Bahia, fará associação entre a psicanálise e o direito, expondo sobre questões complexas que permeiam a vida das pessoas, seus conflitos, temores, anseios e expectativas e outros desafios com os quais os profissionais do Judiciário lidam ao longo de suas carreiras.

“Muitas vezes, uma audiência é um campo de batalha. Os níveis de ansiedade e angústia se elevam no ato solitário de julgar e lidar com o processo burocrático do trabalho”, afirma a psicanalista.

ATELIÊS DE PSICANÁLISE E DIREITO

Mônica Véras é idealizadora do método dos ateliês clínicos de interface entre a psicanálise e o direito, em atividade há 10 anos com magistrados e servidores do TRT-5 em Salvador e mais recentemente também em Porto Alegre.

A experiência consiste no uso de técnicas de fala e de escuta atenta em que magistrados e servidores falam sobre como a ocupação que escolheram os afetam. Durante as sessões, os participantes trabalham três pilares de sustentação da psiquê: autoestima, autoconfiança e autoimagem para lidar com as situações cotidianas de estresse e conter a angústia e a ansiedade.

SERVIÇO 

ATELIÊ DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE E DIREITO

O Emocional no ato de julgar

Público: juízes e outros profissionais do TJMA

Inscrições gratuitas: 18 a 22/11 (no sistema Tutor)

Data: 02 e 03/12/19

Local: Auditório do Fórum de São Luís (Calhau)

Formadora: Mônica Véras – psicanalista

Realização: ESMAM

Apoio: CGJ, AMMA

Comunicação ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

(98) 3235 3231

 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2