Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

COLÓQUIO | Violência de gênero no Maranhão: diagnóstico e prognóstico – Inscrições até 20/11

11
NOV
2019

09:24

As iniciativas e políticas públicas idealizadas para o enfrentamento, eventuais problemas e a superação dos desafios da violência de gênero serão discutidos durante o colóquio “Violência de Gênero no Maranhão: diagnóstico e prognóstico”, que será promovido pela Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), no dia 25 de novembro, às 14h, no auditório do Fórum de São Luís.

O colóquio integra as atividades da primeira turma de aperfeiçoamento em Metodologia do Trabalho Científico. São 200 vagas, destinadas aos desembargadores, juízes e outros profissionais do Judiciário, Ministério Pùblico, Defensoria, OAB-MA, além de convidados e a sociedade civil.

As inscrições para o público do TJMA estão abertas até 20 de novembro no Sistema Acadêmico Tutor. Os demais interessados podem se inscrever através de formulário eletrônico disponível no site www.tjma.jus.br.

A coordenadora do evento, juíza Sônia Amaral, explica que o colóquio abre espaço para discussão da temática com pessoas que atuam na rede de prevenção e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no Maranhão, permitindo contemplar outras dimensões do problema, por quem, em regra, limita-se a analisar a questão a partir da folha estática do processo.

“Trata-se, pois, de pesquisa para além da necessária e indispensável reflexão, em busca de soluções, desta feita mais amplas que a simples resolução individual das demandas postas. Nesse contexto, entende-se que a iniciativa da ESMAM alcança objetivo mais vasto que formação continuada de magistrados e capacitação técnica dos seus quadros”, complementa o coordenador do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação da ESMAm, Railander Quintão.

O tema será dividido em três painéis que tratarão sobre Subnotificação da Violência de Gênero (Ozimo Pereira Gama Filho - médico), Medidas Protetivas de Urgência: denúncias falsas (Kazumi Tanaka - Delegada da Mulher, e Lúcia Helena Heluy - juíza da 2ª Vara de Violência contra a Mulher) e Políticas Públicas e Responsabilidade do Estado (Susan Lucena Rodrigues - diretora da Casa da Mulher Brasileria).

 

Comunicação ESMAM

(esmam@tjma.jus.b)
(98) 3235 3231
 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2