Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Benedito Buzar, Joseane Cantanhede e Fernanda Deruiz

Benedito Buzar, Joseane Cantanhede e Fernanda Deruiz

ACERVO | Biblioteca da ESMAM recebe doações de livros e periódicos da AML (foto: Lago Júnior)

07
NOV
2019

14:52

O presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), professor e pesquisador, Benedito Bogéa Buzar, doou à Biblioteca Desembargadora Madaleno Serejo, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM), 41 novos títulos literários e periódicos, parte desses destinados à Estante Maranhense da unidade, especializada em obras jurídicas para consulta de magistrados e profissionais do Judiciário.

As obras foram recebidas pela secretária-geral, em exercício, da escola judicial, Fernanda Deruiz; e a analista judiciária bibliotecária, Joseane Cantanhede, que ressaltou a importãncia das doações para composição do acervo. “Além das aquisições por compra, as doações de livros e periódicos de interesse jurídico são uma importante via de composição do acervo das bibliotecas do Judiciário maranhense. Inúmeros autores locais e nacionais enviam suas obras à escola judicial, totalizando mais de 50 doações por ano”, reforçou.

Para Buzar, incentivar a difusão das obras dos autores maranhenses e estimular o acesso à literatura em todos os setores é um dever da Academia.  “É uma satisfação ver a organização da Biblioteca da ESMAM. Estamos à disposição para cooperar com os projetos literários da escola”, disse.

Advogado e jornalista, o autor publicou diversas memórias históricas, duas das quais premiadas no Concurso Artístico e Literário Cidade de São Luís. O escritor também é referência para estudiosos e historiadores, por meio de suas pesquisas sobre a realidade sociopolítica do Maranhão. 

BIBLIOTECA DA ESMAM

A Biblioteca Desembargadora Madalena Serejo está interligada às bibliotecas do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) e do Fórum de São Luís, com automação de suas atividades técnicas, por meio do SIABI, compatível com padrões nacionais e internacionais da Biblioteconomia: MARC-21, ISO-2709, AACR2, ABNT e protocolo Z39.50.

A unidade especializada possui um acervo constituído por cerca de duas mil obras - livros e periódicos jurídicos, obras de referências, jornais, informativos, relatórios, multimeios, publicações oficiais e outros materiais.

Além de atender aos juízes e servidores do TJMA, o conjunto de serviços se estende também aos estudantes e pesquisadores do Direito e áreas afins. No caso de usuários que não integram o quadro do Judiciário estadual, o atendimento é restrito à consulta local e digitalização de conteúdos autorizados, não sendo permitido o empréstimo domiciliar de livros e periódicos.

O acesso é livre das 13h às 18h. A Biblioteca funciona na sede da escola judicial, situada à Rua Búzios s/n – Calhau, ao lado da Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA).

Comunicação ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231
 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2