Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Convênio foi assinado pelos desembargadores Joaquim Figueiredo e Froz Sobrinho, e a reitora da UFMA, Nair Portela (Foto: Orquídea Santos)

Convênio foi assinado pelos desembargadores Joaquim Figueiredo e Froz Sobrinho, e a reitora da UFMA, Nair Portela (Foto: Orquídea Santos)

PÓS-GRADUAÇÃO | ESMAM e UFMA realizarão especialização em Gestão Judiciária para servidores do Judiciário

Edital será lançado ainda em setembro e as aulas terão início em novembro

20
SET
2019

11:59

Por meio de acordo celebrado nesta sexta-feira (20), juízes e demais servidores do Judiciário terão acesso ao curso de especialização, na modalidade presencial, em Gestão Judiciária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), nos polos acadêmicos de São Luís e Imperatriz. São 100 vagas, a serem distribuídas igualmente entre as duas turmas.

termo de cooperação técnica, proposto pela Escola Superior da Magistratura (ESMAM), foi assinado pelos desembargadores José Joaquim Figueiredo dos Anjos (presidente do Tribunal de Justiça) e Froz Sobrinho (diretor da ESMAM), e a reitora da UFMA, professora doutora Nair Portela Silva Coutinho.

“Estamos diante de uma realidade dinâmica, que muda a cada segundo. Precisamos vencer a superficialidade e buscar o conhecimento, viver novas experiências, ampliar a visão de mundo. Com mais essa oportunidade de formação, caminhamos para o aperfeiçoamento dos serviços que o Tribunal presta à sociedade”, disse o desembargador José Joaquim Figueiredo.

A iniciativa integra as ações do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, instituído em abril deste ano, constituído por atividades de ensino, em nível de pós-graduação e pesquisas, promovidos diretamente pela ESMAM ou por cooperação junto a instituições parceiras.

O desembargador Froz Sobrinho destacou o empenho do presidente para a execução do projeto e informou que a previsão é fazer a interiorização das ações de formação acadêmica da ESMAM, ampliando a oferta de cursos pós-graduação nos vários polos judiciais.

“É um curso proposto pela ESMAM, com a consultoria da UFMA, formatado especificamente para gestão no âmbito da Justiça. Nossos juízes e outros profissionais do quadro serão especialistas em Gestão Judiciária, sendo qualificados para compreender o mecanismo da administração que garante a excelência na prestação jurisdicional agora e no futuro”, explicou o magistrado.

A reitora da UFMA falou da satisfação em atender ao Tribunal nessa ação formativa e reiterou que a intenção é constituir novas turmas. “Essa formação é a expressão da mudança, que será refletida na produção acadêmica de cada participante e numa nova forma de fazer a administração judiciária”, concluiu.

ENTENDA O CONVÊNIO

As normas para acesso ao curso serão definidas em Edital a ser publicado pela ESMAM ainda em setembro, com inscrições e seleção durante o mês de outubro. As aulas devem ter início em novembro de 2019.

As turmas cumprirão carga horária total de 360 horas (18 meses), para realização de atividades docentes, avaliações e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As atividades presenciais do curso serão ministradas nas dependências da UFMA, em São Luís e Imperatriz. 

CUSTOS

O TJMA e a ESMAM, através do Fundo Especial da Escola Superior da Magistratura (FESMAM), custearão 50% do valor das mensalidades dos profissionais inscritos. Os outros 50% serão pagos pelos alunos selecionados, mediante desconto mensal em folha de pagamento do TJMA.

Os valores serão divididos em 18 parcelas de R$ 183,00 para discentes da Turma 1 (São Luís), e R$ 209,76 para os inscritos na Turma 2 (Imperatriz).

Também participaram da assinatura do convênio o juiz Adolfo Pires da Fonseca (comarca de Imperatriz) e os professores Lucylea Gonçalves França (UFMA), Marcelo de Carvalho Lima (UFMA), o servidor Ariston Apoliano Júnior e o diretor-geral do TJMA, Mário Lobão.

Comunicação ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

(98) 3198 4370

 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2