Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

LANÇAMENTO | Obra coletiva homenageia o professor Agostinho Ramalho Marques

05
SET
2019

16:53

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) e a Universidade Federal do Maranhão lançam, nesta sexta feira (6), às 19 horas, no Palácio Cristo Rei, o livro “Direitos Humanos e Sistemas de Justiça: estudos em homenagem ao professor Agostinho Ramalho Marques Neto", produzidos pela  Editora UFMA, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM). 

A obra, de autoria coletiva, conta com apresentação do presidente do TJMA, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos, e  prefácio do jurista Jacinto Nelson de Miranda Coutinho, além de participação do ministro Reynaldo Soares da Fonseca (STJ).

O desembargador José de Ribamar Froz Sobrinho coordenou a obra, organizada por Márcio Aleandro Correia Teixeira, Ariston Chagas Apoliano Júnior e Marcelo de Carvalho Lima, enfocando linhas de pensamento do professor e jurista maranhense Agostinho Ramalho.

A edição foi formatada em 48 capítulos que reúnem artigos de pesquisadores e cientistas das ciências sociais e humanas, psicanalistas, magistrados e outros pensadores brasileiros e ibéricos se detiveram na temática dos Direitos Humanos, da Psicanálise, Criminologia, Neoliberalismo e outros temas relativos aos Sistemas de Justiça.

O HOMENAGEADO

Agostinho Ramalho Marques Neto é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito. É Psicanalista, professor da Universiade Federal do Maranhão nas áreas de Filosofia do Direito e Filosofia Política. Membro fundador do Núcleo de Direito e Psicanálise do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Escritor, membro da Acadaemia Maranhense de Letras.

 

Comunicação ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

(98) 3235 3231

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2