Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

INSCRIÇÕES ABERTAS | Seminário - Patriarcado e Gênero: desconstruindo paradigmas jurídicos

O evento integra a programação da 4ª Semana Estadual de Valorização da Mulher

21
JUL
2019

17:24

Estão abertas, de 22 a 26 de julho, as inscrições para o Seminário “Patriarcado e Gênero: desconstruindo paradigmas jurídicos”, que será realizado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça do Maranhão (CEMULHER-TJMA), nos dias 5 e 6 de agosto, no Auditório do Fórum de São Luís, como parte da 4ª Semana Estadual de Valorização da Mulher.

São 100 vagas disponíveis, sendo 50 para magistrados e 50 para servidores do Judiciário, que podem se inscrever acessando o sistema Tutor, da Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM). Outras 100 vagas serão destinadas aos membros e servidores de instituições parceiras do Judiciário. Além da ESMAM, o seminário recebe o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão e Corregedoria Geral da Justiça.

Em sua quarta edição, a Semana Estadual de Valorização da Mulher tem como objetivo a prevenção e o combate ao fenômeno da violência contra a mulher, através de esforços conjuntos por parte do poder público e da sociedade civil organizada.

TEMÁTICA

A programação do Seminário “Patriarcado e Gênero: Desconstruindo Paradigmas Jurídicos” contará com palestrantes que são referência na abordagem das questões de gênero, empoderamento feminino, violência doméstica e familiar contra a mulher, dentre outras, que visam fortalecer o enfrentamento a toda e qualquer forma de violação dos direitos das mulheres. 

A temática terá como destaque:

1. Masculinidades Hegemônicas e Violência de Gênero (Valeska Zanello)

2. Patriarcado e Gênero: Desconstruindo Paradigmas Jurídicos (Ana Lúcia Sabadell)

3. Racismo Estrutural e o Sistema de Justiça (Mafoane Odara)

4. Análise de Riscos e Feminicídio (Eugênia Villa)

5. Julgamento com Perspectiva de Gênero (Alcioni Escobar)

6. Artigo 24 da Lei 11.340/2006: aplicabilidade e controvérsias (Alice Bianchinni)

7. Justiça Restaurativa e sua aplicabilidade no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher (Adolfo Ceretti e Ana Lúcia Sabadell)

 

Comunicação ESMAM
esmam@tjma.jus.br
(98) 3235-3231
 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2