Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

COMPETÊNCIAS | ESMAM adotará método das trilhas de aprendizagem na formação de servidores

As inscrições podem ser feitas a partir de 15 de julho; são 30 vagas - os primeiros a preencherem. Os demais ficarão em lista de excedentes.

12
JUL
2019

16:42

Para incrementar as ações do Programa de Gestão por Competências no Judiciário, a Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) adotará um novo modelo de capacitação de servidores. Trata-se do método das “trilhas de aprendizagem” – processo no qual os alunos podem planejar a participação em cursos e atividades que atendam efetivamente ao seu perfil ou área de interesse, com maior flexibilidade de tempo.

 

As inscrições para a primeira edição dos cursos do novo programa podem ser feitas a partir de 15 de julho, por este formulário do Google - http://bit.ly/esmamtrilhas01 - com aulas nos dias 5, 6 e 7 de agosto, em São Luís. Outras edições estão planejadas para as comarcas do interior e serão divulgadas no calendário de cursos.A metodologia será adotada, inicialmente, para o desenvolvimento de competências identificadas como críticas na organização e que possuem um alto número de profissionais envolvidos.

 

A professora Adryanah Carvalho, formadora da ESMAM em treinamentos de alta performance gerencial, explica que as experiências de aprendizagem planejadas tornam o processo de absorção de conhecimento mais efetivo e adequado aos diferentes perfis de profissionais. “É um processo que contribui para o desenvolvimento de competências específicas, a partir de qualificação técnica e comportamental”, avalia a idealizadora da proposta.

A iniciativa vem ao encontro dos objetivos do plano de desenvolvimento individual dos servidores (PDI), gerenciado pela Diretoria de Recursos Humanos do TJMA para impulsionar a excelência na prestação de serviços ao público atendido pelo Judiciário.

COMO FUNCIONAM AS TRILHAS DE APRENDIZAGEM

De acordo com a proposta da Divisão de Treinamento e Avaliação de Servidores da ESMAM, a essência do programa é a abordagem e o dimensionamento dos conteúdos, que foram sistematicamente planejados para que proporcione total flexibilidade e acoplamentos entre si.

As primeiras trilhas de aprendizagem serão compostas por quatros módulos-base, a serem ministrados em três dias, sendo um módulo comum no primeiro dia e os demais em combinações elaboradas de acordo com a necessidade da área e perfil de cada servidor.

 

METODOLOGIA

Estrutura dos Módulos

Os quatro módulos podem ser combinados em diferentes formas, gerando oito trilhas de aprendizagem (cursos), formatadas pelo candidato, conforme sua linha de atuação e disponibilidade em cada edição do programa, conforme a lista a seguir:

CURSOS OU TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Formação Master em Alta Performance Gerencial (COMPLETO)

• Excelência em Liderança e Relacionamentos

• Impacto dos Conflitos nos Atendimentos e Relacionamentos

• Liderança Sistêmica e Gerenciamento de Conflitos

• Excelência em Relacionamentos e Atendimentos

• Liderança Sistêmica e Situacional

• Gestão de Conflitos Interpessoal

• Gestão da Fala Humanizada

OPÇÕES DE MODELAGEM

Simulamos abaixo modelos de trilhas de aprendizagem formatadas segundo plano de desenvolvimento com duração de um, dois ou três dias, organizados em um ou dois turnos, com cargas-horárias diferenciadas de 20, 16, 12 ou 8 horas, conforme a disponibilidade ou necessidade do candidato.

O aluno que optar pelo programa completo (24 horas – três dias), ao final do programa receberá Certificação de Formação Master em Alta Performance Gerencial.

EXEMPLO DE EDIÇÃO DO PROGRAMA

 

 

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

1 – O que são “trilhas de aprendizagem”?

Trilhas são as várias opções de cursos a serem formatadas pelos interessados. Recebem essa denominação por serem formadas por módulos que se combinam, mudando assim a abordagem na composição de um novo curso.

2 - Em que modalidade serão ministradas as aulas do programa?

Na modalidade presencial.

3 - Se concluir os três dias de curso terei direito a quantos certificados?

Quem participar dos três dias de treinamento consecutivos receberá o certificado da Formação Master em Alta Performance Gerencial, totalizando 24 horas-aula.

4 - Como posso montar minha trilha de aprendizagem no programa da ESMAM?

a) Confira a lista de cursos oferecidos, conforme descrição acima (ou no sistema acadêmico Tutor, a partir de 15 de julho).

b) Escolha os de sua preferência.

c) Avalie, de acordo com sua disponibilidade, se poderá fazer os três dias de curso e inscreva-se na Formação Master em Alta Performance Gerencial, que corresponde integra todos os módulos, e assim receberá um certificado com 24 horas.

Caso não pretenda cursar os três dias do programa, inscreva-se nos cursos do seu interesse ou dentro de sua disponibilidade.

Procure informar-se no site, quando haverá uma próxima edição do programa em sua cidade, assim poderá concluir apenas os módulos que ainda não assistiu.

5 - Como saberei quando será a próxima edição do programa em minha cidade ou comarca?

No site da ESMAM, na área do calendário de cursos, estarão disponíveis as datas das próximas edições.

6 - Se já cursei um dos módulos em outro momento e desejo concluir outros devo estar presente no primeiro dia do programa?

Nesse caso, não será necessário inscrever-se no primeiro módulo, visto que é comum a todos os cursos.

7 - Fiz o Curso de Atendimento ao Cliente no ano passado. Esse módulo pode ser aproveitado no novo programa?

O Curso de Atendimento mudou de nome ao ser acoplado ao programa, tendo sido renomeado para Excelência em Relacionamentos e Atendimentos, mas a carga horária e o conteúdo são os mesmos. Se optar por algum curso que tenha esses dois módulos, faça apenas os que ainda não fez.

Exemplo:

Se você quer cursar Excelência em Liderança e Relacionamentos, que é formado pelos módulos 1, 2 e 3, assistirá apenas no Módulo 3.

 

Comunicação ESMAM

(esmam@tjma.jus.br)

(98) 3235 3231 

 

 

 

 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2