Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼
Professor-doutor Márcio Aleandro Teixeira abriu as atividades dos curso

Professor-doutor Márcio Aleandro Teixeira abriu as atividades dos curso

CIÊNCIA | ESMAM inicia curso de preparação à pesquisa científica

12
ABR
2019

10:45

A Escola Superior da Magistratura do Maranhão (ESMAM) iniciou, nesta quinta-feira (11), o primeiro módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia Científica. A formação é destinada aos juízes e servidores do Judiciário e está entre as atividades do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa (PPGP), lançado recente pela instituição de ensino judicial.

O diretor da ESMAM, desembargador Froz Sobrinho, explica que o curso é uma oportunidade para que os profissionais que atuam no Judiciário passem a fundamentar cientificamente o seu próprio universo de atuação. “Podemos transformar nossas práticas em conhecimento crítico. Isso é possível a partir do aperfeiçoamento teórico-prático em epistemologia científica do campo jurídico”, complementou.

A unidade sobre Epistemologia do Campo Jurídico tem duração de 20 horas. Ministrado pelo professor-doutor Márcio Aleandro Correia Teixeira, o conteúdo aborda articulações existentes entre os fundamentos do pensamento epistemológico e o sistema de Direito Positivo.

A partir da leitura e discussão de autores como Manuel Atienza, John Kelly, Claus-Wilhelm Canaris e Lourival Vilanova, nas primeiras aulas, os participantes analisaram os fundamentos da teoria do Direito Ocidental - princípios, problematização e dilemas – buscando a compreensão das aplicações da Teoria dos Sistemas ao Direito em várias culturas e épocas históricas.

O curso prossegue até o final de maio com mais dois módulos, que tratarão sobre os aspectos metodológicos, normas técnicas, revisão e orientação da pesquisa (na plataforma EAD-ESMAM), além das atividades práticas de orientação para a produção científica (presencial).

De acordo com o projeto, coordenado pelo professor-doutor Railander Figueiredo, a capacitação servirá de base para o desenvolvimento de pesquisas que possibilitam a transformação de realidades, seja na prática e aperfeiçoamento da gestão judiciária ou para garantir a defesa de direitos individuais e coletivos.

Também participarão como formadores os professores-mestres Paulo Guilherme Siqueira Rodrigues e Carlos Hélder Furtado Mendes.


Comunicação ESMAM
(esmam@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2