Portal do Poder Judiciário do Estado do Maranhão

BG Comunicados
Busca ▼

JUSTIÇA&CIÊNCIA | Seminário marcará lançamento do Programa de Pós-Graduação da ESMAM

Evento aberto ao público!

01
ABR
2019

14:59

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão (ESMAM) promoverá, no dia 8 de abril, às 15 horas, o Seminário “A Justiça que produz Ciência”. O evento marcará o início de um amplo programa institucional de pós-graduação e pesquisa, voltado para o desenvolvimento técnico, acadêmico e científicO dos profissionais que atuam no Judiciário maranhense.

A programação, aberta ao público, será realizada no Auditório da Associação dos Magistrados do Maranhão (Rua Búzios s/n – Calhau), com a posse do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Conselho Técnico Científico da ESMAM (CTCE).

O Programa de Pós-Graduação e Pesquisa (PPGP-ESMAM) terá caráter permanente, agregará cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), em cooperação com instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior, além de outros formulados, certificados e implementados pela própria ESMAM.

O diretor da instituição, desembargador Froz Sobrinho, explica que além do Comitê de Ética em Pesquisa e Conselho Técnico Científico, criados recentemente para dar suporte às atividades, serão formados núcleos, grupos e projetos, com a participação dos magistrados e demais servidores. “Queremos formar, no âmbito do Judiciário, capacidades técnico-científicas e redes de trocas de saberes que se aprofundem e se ampliem continuamente.

SEMINÁRIO

O Seminário “A Justiça que produz Ciência” será integrado por dois painéis temáticos que apresentarão o panorama geral e os caminhos possíveis e necessários para produção de pesquisas no campo da justiça, em âmbitos nacional e local.

Participarão como debatedores os professores-doutores Márcio Aleandro Correia Teixeira e Lucyléa Gonçalves França; e os mestres Carlos Hélder Furtado Mendes, Silvio Carlos Leite Mesquita, Marcelo de Carvalho Lima e Paulo Guilherme Siqueira Rodrigues.

O evento culminará com a apresentação do Curso de Aperfeiçoamento em Metodologia Científica que será promovido pela ESMAM, de abril a novembro de 2019, prevendo a formação dos profissionais interessados na produção de publicações de estudos e pesquisas sobre sistemas de justiça e suas interfaces com o sistema de garantias de direitos, no contexto da justiça maranhense.

 

SEMINÁRIO “A JUSTIÇA QUE PRODUZ CIÊNCIA”

PROGRAMAÇÃO

15h – Abertura – A Política de Pós-Graduação e Pesquisa da ESMAM – Desembargador Froz Sobrinho (Diretor da ESMAM).

15h30 - Posse do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e do Conselho Técnico-Científico da ESMAM (CTCE).

16h - Mesa 1: A Importância da Pesquisa Científica para o Sistema de Justiça – Márcio Aleandro Correia Teixeira (CEUMA), Carlos Hélder Furtado Mendes (PUC-RS) e Paulo Guilherme Siqueira Rodrigues (TJMA)

17h - INTERVALO

17h15 - Mesa 2: Panorama Geral da Pesquisa Científica sobre o Sistema de Justiça no Maranhão e no Brasil - Lucylea Gonçalves França (UFMA), Marcelo de Carvalho Lima (UEMA), Silvio Carlos Leite Mesquita (CEUMA) e Márcio Aleandro Correia Teixeira (CEUMA).

18h - DEBATES - ENCERRAMENTO

 

Comunicação ESMAM
(esmamsecretaria@tjma.jus.br)
(98) 3235 3231

 


 

aspas É permitida a reprodução do conteúdo publicado neste espaço, desde que citada a fonte.aspas2